As plantas trepadeiras encantam e chamam a atenção. Divididas em vários grupos – arbustivas, com gavinha, perenes, cipós etc – ou seja, há opções para todos os gostos.
Elas dão um toque verde todo especial e acabam com a monotonia de paredões e muros chapiscados. Separamos algumas espécies mais populares. Confira!
Unha-de-gato (Ficus pumila)
Esta linda espécie destaca-se como uma das trepadeiras mais conhecidas. O sol pleno é fundamental para seu desenvolvimento, mas também cresce de maneira saudável a meia-sombra.
É muito importante frisar que esta espécie não pode revestir paredes devido à alta concentração de umidade. Por este motivo é considerada uma boa alternativa para fechamento total de muros. A espécie cria um efeito mais harmônico e natural ao ambiente.
Trepadeira-castanha (Tetrastigma voinierianum)
A opção perfeita para quem busca um efeito ornamental no jardim é a trepadeira-castanha. A planta forma uma belíssima cortina de folhas para revestir superfícies. É vistosa e ideal para lugares com clima ameno.
Tumbérgia sapatinho (Tumbergia mysorensis)
Com uma floração incrivelmente bela, a tumbérgia é ideal para enfeitar e colorir sua casa. Inicialmente cresce lentamente, mas o seu desenvolvimento acelera com o passar do tempo. Deve ser cultivada sob sol pleno.
Jade azul (Strongylodon macrobotrys)
De beleza exuberante, esta espécie gosta de umidade e não sobrevive ao frio. Seus lindos cachos em flor atraem beija-flores nos meses quentes. Se mantém densa o ano todo e pode ser plantada por sementes ou estacas.
Ipoméia rubra (Ipomoea horsfalliae)
Esta trepadeira é tropical, de crescimento vigoroso (a partir do primeiro ano de desenvolvimento) e floradas na primavera e no verão. A ipoméia rubra precisa de muita água e é sensível ao frio.
Alamanda (Allamanda cathartica)
Mais conhecida como alamanda-amarela ou dedal-de-dama, essa espécie proporciona uma bela decoração para muros, devido à seus lindos ramos pendentes floridos. Produz flores amarelas e grandes, necessita de sol pleno e se reproduz por meio de estaquia dos galhos.
A espécie é originária do Brasil, ideal para clima quente e úmido. Vale lembrar que a planta é tóxica, por isso merece um cuidado extra.
Heras (Hedera helix e Hedera canariensis)
Indicadas para regiões de clima ameno e frio, desenvolvem-se bem em muros rústicos, como os chapiscados. Podem ser cultivadas sob sol pleno, mas se desenvolvem bem mesmo à meia-sombra. São originárias da África.
Rosa trepadeira (Rosa x wichuraiana)
A rosa trepadeira é uma espécie é perfeita para regiões frias. Precisa de arcos de sustentação ou treliças e não suporta nenhum tipo de excesso, seja de poda ou de rega. Suas flores são mais comuns entre primavera e o outono.
Leia também:
👉 Como semear flores?
👉 7 espécies resistentes ao frio
Jade vermelha (Mucuna bennettii)
Esta espécie é bastante vigorosa, de ramos moles e crescimento rápido. Desenvolve-se em pleno sol ou meia-sombra. De clima tropical ou subtropical, é ideal para enfeitar pergolados.
Onde comprar mudas de trepadeiras?
Neste post apresentamos algumas opções de trepadeiras que você pode utilizar no seu jardim, mas existem inúmeras outras espécies.
Fica até difícil não querer decorar a casa após conhecer essas maravilhas né? No nosso site você encontra várias espécies de plantas trepadeiras.
Confira algumas opções:
👉 Jade azul
👉 Sapatinho de judia
👉 Primavera
Gostou das nossas dicas? Quer receber mais informações sobre plantas e jardinagem diretamente na sua caixa de e-mails? Inscreva-se no formulário abaixo: