Se antes a famosa frase “Não dá, pouco espaço!” era muito usada como forma de desculpa para não ter um jardim em sua casa ou apartamento, as coisas mudaram. Hoje, os jardins verticais podem ter formatos variados e abrigar diferentes espécies. Até mesmo nas varandas de apartamentos.
Cozinha, varanda, sala de estar, quintal ou até mesmo área de serviço. Qualquer lugar é lugar para um jardim vertical. O mais importante é ter uma boa dose de luz diária e escolher as plantas adequadas para o ambiente. Nesse caso, é bem interessante optar por espécies com necessidades parecidas, em termos de clima, solo, rega, luz solar e afins. Desta forma, o cultivo se tornará ainda mais simples e as plantas se desenvolverão de forma saudável.
Um jardim vertical ideal para quem adora verde, mas não tem muito tempo para cuidar das plantas, deve ser composto de plantas pendentes, como tostão, bromélias e suculentas. Estas espécies não necessitam de muitos cuidados, como por exemplo regas diárias.
Caso queira um cantinho verde, pequenininho, charmoso e sofisticado, aposte em folhagens. Elas dão um ar muito gracioso ao local.
As opções de espécies são inúmeras. Fica a seu critério escolher aquelas que mais lhe agradam.
Há também jardins verticais feitos com pallets. E ficam lindos, sério.
Painéis de madeira, pallets, quadros antigos… São infinitos os apetrechos de decoração que podem ser usados para deixar seu cantinho natural lindo. Vai da criatividade e imaginação de cada um.
Um jardim vertical muito prático e que vem conquistando cada vez mais pessoas, é o feito com garrafas pets. Além de muito fáceis de fazer, ficam super charmosos e dão um ar super alegre ao ambiente.
Sabe aquelas sapateiras com várias divisórias (que são a cara de casa de avó)? Então, até elas rendem ótimos jardins verticais. E ficam uma graça.
Outra opção, são as calhas de alumínio. Aquelas que colocamos em telhados sabe? Ficam delicadas e podem receber mais de uma espécie, dependendo do tamanho da calha.
Canos de PVC são outra opção muito utilizada e que rendem maravilhosos cantinhos verdes. Basta usar a imaginação e transformá-los em um lindo jardim vertical para exibir suas amiguinhas.
O jardim vertical é uma opção que vem ganhando cada vez mais força e espaço no mundo verde, levando em conta principalmente sua praticidade e beleza.
Estes são apenas alguns exemplos, mas as opções são inúmeras. Basta usar e abusar da criatividade.
Gostou da ideia? Algum modelo chamou mais sua atenção? Então conte pra gente aqui nos comentários, e em seguida, corra arrumar um espacinho na sua casa para começar seu jardim vertical. 🙂