Como plantar orégano?

Como plantar orégano?

O orégano ou orégão é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor.

Neste artigo explicamos como plantar orégano em canteiros ou vasos. Confira!

Usos e benefícios

Várias espécies do gênero são nativas do Mediterrâneo usadas como tempero. A influência do clima, tempo e fertilidade do solo na composição dos óleos essenciais que dão seu aroma característico é maior que a diferença entre as varias espécies.

Orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavanoides. Adicionalmente, tem propriedades antimicrobianas contra bactérias como Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos.

Plantar orégano por sementes

Há três formas de plantar o orégano: por sementes, por divisão de touceiras, ou por estaquia. O plantio por semente exige mais tempo para o crescimento das plantas e início da colheita, mas não deixa de dar resultado.

O plantio pode ser realizado no local definitivo da horta, ou em sementeiras, vasos ou copinhos feitos de papel jornal. Neste último, as mudas são transplantadas quando tem 4 pares de folhas definitivas.

A germinação das sementes ocorre geralmente em duas semanas. Clique aqui e veja opções de sementes de orégano.

Plantar orégano por estaquia

O plantio por estaquia produz plantas idênticas a planta mãe e levam menos tempo para crescerem. Caso queira utilizar este método de propagação, corte ramos com aproximadamente 15 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 3 ou 4 pares de folhas).

Mergulhe a metade inferior do ramo em um recipiente com água até que surjam raízes e então plante no local definitivo, ou em vasos e jardineiras.

O espaçamento entre as plantas de orégano geralmente é de 30 cm, mas essa medida pode variar com o tamanho do cultivar ou da espécie.

Lembre-se sempre de retirar as plantas invasoras que estiverem concorrendo por nutrientes e recursos. Isso é muito importante para o desenvolvimento.

Solo

É uma planta perene que atinge de 20 cm a 80 cm. O solo para cultivo do orégano deve ser bem drenado e de preferência fértil. Mas vale lembrar que o orégano pode crescer também em solos pobres. Quanto ao pH do solo, a planta é bastante tolerante mas o recomendável é que o pH esteja entre 6 e 8. Solo calcário faz com que a planta cresça melhor.

O solo deve ser mantido levemente úmido, por isso, irrigue com frequência. Quando as plantas estiverem bem desenvolvidas, não há problema se o solo secar por um curto período entre o espaçamento de regas.

Tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam o desenvolvimento do orégano.

Clima

Em relação ao clima, a planta se desenvolve melhor em clima ameno ou moderadamente quente. O ideal é que a temperatura seja entre 21 e 25 °C, mas pode ser cultivado em uma faixa de temperaturas indo de 4 a 32°C.

Luminosidade

A a alta luminosidade faz-se muito importante para o cultivo e o orégano deve receber luz solar direta por algumas horas diárias. Quanto mais luz solar receber, mais aromáticas suas folhas serão.

Colheita

A colheita das folhas deve ser iniciada quando a planta estiver com pelo menos 20 cm de altura. As flores também são utilizada como condimento e devem ser colhidas assim que abrirem. Considera-se que as folhas tem o melhor sabor na época em que começam a surgir as flores.

O sabor das folhas é mais forte quando estão secas, e esta é geralmente a maneira em que são usadas. As folhas frescas podem ser deixadas para secar em um local escuro, quente, seco e que seja bem ventilado.

Se cultivado em clima adequado e em boas condições, o orégano produz bem por 4 ou 5 anos.

Alguma dúvida em relação ao cultivo do orégano? Deixe seu comentário!