Aprenda a podar frutíferas

Aprenda a podar frutíferas

A forma correta de fazer a poda de frutíferas é uma dúvida muito comum. Pensando nessa pergunta, resolvemos ajudar você a conseguir podar sua árvore corretamente.

O processo da poda em árvores frutíferas é muito importante, pois além de um recurso estético, também estimula o crescimento e aumenta sua produção de frutas. É especialmente importante podá-las corretamente para que cresçam fortes e produzam bastante.

O processo de poda é muito importante para floração e gerar bons frutos.

Objetivo das podas

Tipos de poda

Há quatro principais tipos de poda: formação, limpeza, verde e de frutificação.

As podas de formação, limpeza e verde são indicadas para todas as frutíferas. Já a poda de frutificação é indicada para algumas frutíferas, como a figueira, videira e pessegueiro.

Poda de formação

Leva este nome pois é feita quando a muda está ganhando corpo. Serve para orientar o crescimento e fazer com que desde cedo os ramos sejam bem distribuídos, o que futuramente fará com que a planta receba toda a luz e ventilação necessária que ela precisará para total desenvolvimento.

Poda de limpeza

Vale lembrar que serve para todas as frutíferas – deve ser feita durante toda a vida da árvore. Essa poda tem como objetivo revigorar a árvore antes de cada safra.

Recém plantada a árvore, devemos eliminar os brotos que surgem logo abaixo da copa e do ponto de enxertia. Esses brotos são ladrões e se alimentam da seiva da planta enfraquecendo-a.

As maioria das árvores frutíferas devem ser podadas no inverno.

Quando a planta estiver mais velha, com cerca de quatro anos ou mais, devemos eliminar todos os galhos secos, mal-formados e doentes que a árvore apresentar.

Poda verde

Deve ser realizada após o terceiro ano de vida, quando a planta está bem viçosa, no auge do crescimento. Se a folhagem for muito densa a ponto de comprometer a ventilação e a penetração de luz na árvore a safra será prejudicada. A poda verde é um raleio de folhas, excesso de ramos e brotações com poucos ou nenhum fruto.

Poda de frutificação

É utilizada somente nas frutíferas de clima temperado. É realizada quando as plantas estão em repouso, serve para eliminar ramos antigos, que deram frutos no ano anterior, permitindo que os ramos novos carreguem a safra com mais força e vigor.

Aprendendo a técnica básica

A ferramenta adequada é o primeiro passo. Use tesouras afiadas em árvores jovens, com ramos de poucos centímetros de diâmetro ou menores. Serrotes e serrilhas de jardinagem são indicados para árvores mais maduras.

👉 Clique aqui e confira a seleção especial de produtos de poda e corte da nossa loja virtual.

Manutenção da poda

Observe suas árvores frutíferas no início da primavera, logo após os botões aparecerem. Se vários ramos verticais estiverem competindo para ser o líder, selecione um único galho e pode os outros.

Pode o topo do ramo vertical da planta. Desta forma você incentivará o crescimento e o desenvolvimento global de árvore. Quanto mais frondosa uma árvore é, mais ela aproveita da luz solar. Não faça isto até que a árvore tenha atingido a altura desejada.

Podas inadequadas podem levar a doenças e infestações de pragas.

Para uma boa saúde de sua árvore frutífera, remova todos os galhos ruins. São eles os secos, doentes, descoloridos ou quebrados. Pode também os ramos que apresentarem pouco crescimento. Remova todos os ramos que estão crescendo juntos ou competindo por espaço.

Tente podar tanto o topo da árvore quanto sua vegetação mais abaixo, ao alcance da tesoura. Isso permite que mais luz do sol alcance os galhos sombreados, incentivando-os a produzir frutos.

É importante lembrar que técnicas de corte inadequadas podem levar a doenças e infestações de pragas. Faça cortes limpos e rentes, e não deixe tocos para trás, no caule da árvore.

👉 Aprenda também: Como podar roseiras?

Dicas extras

Após a poda, o local fica exposto à entrada de fungos ou pragas pelos cortes. O Forth Cobre tem a função de proteger os cortes contra a entrada de doenças ou pragas.

Pincele o Forth Cobre diretamente nos cortes. Ele cria uma camada de cobre, cálcio e enxofre que sela os cortes. Assim, o o produto protege suas plantas evitando o apodrecimento de galhos após a poda.

 

Para uma maior produção de frutos, recomendamos o FORTH Frutas, que é um fertilizante completo e balanceado, utilizado para fornecer, complementar e repor os nutrientes que as plantas frutíferas necessitam e retiram do solo, favorecendo o crescimento, floração e frutificação.

Qual a época se deve podar?

As frutíferas devem ser podadas no inverno, pois neste período a árvore não estará em processo de produção de folhas e frutos, mas sim em dormência. Isto torna mais fácil o processo, e não causa danos a planta.

Corte os ramos secundários do caule principal da planta, em seus primeiros anos de vida e crescimento. Desta forma, a árvore se desenvolverá melhor e ficará mais vistosa. Podar as árvores jovens nos três primeiros anos pode significar uma menor produção de frutos no início, mas a longo prazo, suas árvores crescerão fortes e produtivas.

👉 Importante: se quiser retardar o crescimento de uma árvore, deve realizar a poda no início do verão. Saiba mais sobre o melhor período para plantar árvores frutíferas clicando aqui.

A animação já chegou por aí para podar sua frutífera? Então faça isso e nos conte a experiência!