PLASTICULTURA NO BRASIL – VISTO PELO SETOR DE HORTALIÇAS

PLASTICULTURA NO BRASIL – VISTO PELO SETOR DE HORTALIÇAS

PLASTICULTURA NO BRASIL – VISTO PELO SETOR DE HORTALIÇAS

Cap. 1

O desenvolvimento da Plasticultura brasileira sob a ótica do setor de Hortaliças, teve sua ascensão na década de 80, mais precisamente no final de 1984 e início de 1985, através da C.A.C/Agroflora, que criaram a AGROESTUFA, com a clara intensão de difundir o uso do plástico na agricultura brasileira, pois já tinham conhecimento desses benefícios.
As Estufas plásticas ditas de baixo custo, vieram competir com as famosas casas de vegetação, construídas de vidro.
Nessa época teve início o desenvolvimento das plásticos nacionais para cobertura das estufas, esses plásticos eram muito limitados em suas dimensões (bobinas de (4x200x0,75) 4 metros de largura, 200 metros de comprimento com 75 micra de espessura, e as estufas seguiam mais ou menos os tamanhos de acordo com possibilidade de cobertura com esses plásticos.
Muito difundido na época pela CAC/Agroflora, as Estufas tinham as seguinte dimensões: 5,20m largura 20,0 metros de comprimento e 3,0 metro de altura no topo.

Hoje:
A plasticultura brasileira se destaca, sendo referência para a América Latina, e muitos outros países em desenvolvimento pelo mundo.
Os Plásticos Agrícolas, agregaram tecnologia de ponta, temos no mercado bobinas com até 15 metros de largura e 1000 metros de comprimento, isso permitiu a desenvolvimento de estruturas maiores e estufas adequadas ao cultivo multiuso. (quase tudo)
A Tropical Estufas, de forma arrojada lançou em 2019 sua estufa com 12,80 metros de vão livre e 6 metros de pé direito, até hoje o maior vão livre comercializado no Brasil, projeto esse que atende à demanda de todas as cultivares.
Como iniciar a produção em ambiente protegido?
Se você pretende iniciar plantio em ambiente protegido (estufas), responda essas perguntas pra você mesmo.
a) O que eu vou plantar?
b) Onde vou vender?
c) Pra quem eu vou vender?
d) Como vou entregar? Embalados? A granel?
e) Tenho mão de obra para esse trabalho?
f) Tenho disponibilidade água?
g) Tenho energia elétrica confiável?
h) Vou criar minha marca própria? Ou vou buscar parceiros.
i) Tenho segurança para assinar contrato de fornecimento, sem medo de ficar sem produção?

Esses são os passos básicos para o sucesso ou fracasso no seguimento da plasticultura.
Como o setor cresceu, se estruturou, se informatizou, se especializou em produtos (exemplo Tomate), também os negócios se fortaleceram ao redor do tema. A estufa passou a ser uma Ferramenta de produção, que deverá estar em plenas condições a qualquer momento, para que você tenha liberdade de escolha do que plantar, visto que o mercado é bastante dinâmico mudando de acordo com a demanda, por isso sua estufa tem que estar apta, para possível troca das cultivares, sem necessidade de grandes ajustes.
Cultivares mais adequadas ao cultivo protegido, pelo seu retorno financeiro, boa qualidade e uniformidade dos frutos, além da precocidade na colheita:
Tomate, Pimentão, Pepino japonês, Folhas em geral, Morangos, Framboesas entre outros.
Formas de plantios mais usadas hoje:
Sistema em solo sobre mulching, Sistema de plantio em Vasos ou Slabs (sem solo com uso de substratos) necessário conhecimento na aplicação de fertirrigação.
Hidroponia tipo NFT cultivo sem solo, em canaletas especificas para todos os tipos de folhas e maçarias em geral.
Lembrando que tais culturas podem ser também cultivadas no sistema orgânico, desde que tenham selo de alguma certificadora, com exceção da Hidroponia NFT que é considerada natural, mas não orgânica.
Hoje usamos o Plástico difusor de luz, que leva muita tecnologia em sua fabricação, que nos permite a instalar estufas de acordo com layout do terreno, sem importar com posição do sol, esse plástico inibe a formação de sombra dentro da estufa.
Para cada região, para cada clima, para cada classe de cultivares existe um modelo de estufa adequado, com ou sem lanternin zenital, com ventilação frontal, com sistema de climatização mecânica e assim por diante. Pesquise veja qual modelo é adequado ao se cultivo. Não invente a roda, deixe os fabricantes de estufas que projetem a melhor estufa, e você preocupe 100% com seu negócio, se você estiver preocupado com a sua estufa, algo não esta bem.
Pragas:
A eficácia das telas de fechamento laterais e frontais, a instalação de antecâmaras, o perfeito treinamento dos colaboradores, ajuda a reduzir muito o ataque de pragas em especial a temida mosca branca. Por isso, existem N tipos e modelos de telas agrícolas no mercado, cada um tem a sua função, como exemplo, tela de sombreamento 50%, está claro é para sombreamento com redução de 50% de luz.

Por que Plasticultura?

Mão de obra escassa no campo, escassez de agua, dificuldade em gerir grandes áreas, contratempos causados pela natureza, frutos sem qualidade e baixa produção, sazonalidade no plantio. As estufas agrícolas tem como função minimizar esses efeitos.

Obrigado.
#AGRONÃOPARATROPICALTAMBÉMNÃO!

Nelson Nardy