PLASTICULTURA NO BRASIL – VISTO PELO SETOR DE HORTALIÇAS
ONDA VERDE, A BUSCA POR PRODUTOS NATURAIS E ORGÂNICOS
O Brasil está se consolidando como um grande produtor e exportador de alimentos orgânicos, com mais de 15 mil propriedades certificadas e em processo de transição – 75% pertencentes a agricultores familiares. O apoio à produção orgânica está presente em diversas ações do governo brasileiro, que oferece linhas de financiamento especiais para o setor e incentiva projetos de transição de lavouras tradicionais para a produção orgânica. Em meio a todo esse cenário, a agricultura orgânica está cada vez mais em alta no Brasil. Mas como saber se uma produção é o não orgânica? Simples! Se o sistema de produção não utiliza fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para a alimentação animal, ele é orgânico. O manejo na agricultura orgânica valoriza o uso eficiente dos recursos naturais não renováveis, bem como o aproveitamento dos recursos naturais renováveis e dos processos biológicos alinhados à biodiversidade, ao meio ambiente, ao desenvolvimento econômico e à qualidade de vida humana. Esta prática agrícola preocupa-se com a saúde dos seres humanos, dos animais, das plantas e do solo, tendo como modelo de produção a adoção de técnicas integradoras pouco agressivas ao meio ambiente e a aposta na diversidade de culturas.
Certificação: O registro formal dos produtos para a comercialização além das fronteiras do município, estado ou país, é fundamental diante das exigências legais e da clientela.Além do registro básico, a obtenção de selos e certificações de qualidade, denominação de origem e de alimento orgânico garantem acesso a determinados nichos de mercado dispostos a pagar mais pela garantia de qualidade e procedência.
(fonte consultada SEBRAE)
Na mesma linha, segue o crescimento dos produtos conhecidos como Naturais em especial os produtos de origem hidropônica, que até esse momento não são reconhecidos como orgânicos, embora tenham características próprias de produtos naturais, a maioria isento de agrotóxicos, produzindo com total higiene em ambiente controlado.
Vale a pena conferir, veja www.tropicalestufas.com.br
Taí. mais uma boa dica.
Obrigado.
Nelson Nardy
#AGRONÃOPARATROPICALTAMBÉMNÃO