É possível ter orquídeas florindo o ano inteiro mesmo cultivando plantas só que florescem uma vez ao ano? Sim!
Cultivar orquídeas não é uma tarefa simples! É uma atividade praticada por milhões de pessoas ao redor do mundo que se dedicam a aprender cada vez mais sobre esse universo, as diversas espécies e gêneros, as técnicas e ferramentas que ajudem a alcançar um resultado final.
E o prêmio por toda essa dedicação, são, como não é difícil de imaginar: as flores!
Se as flores já são bem especiais em um contexto geral, entre os orquidófilos elas têm um significado ainda maior, pois aparecem apenas durante alguns meses do ano — às vezes semanas!
É preciso tomar uma série de cuidados para garantir que sua orquídea irá florir todos os anos. Mas, seguindo algumas dicas você consegue atingir esse objetivo e garante belas florações.
Continue a leitura para saber quais são!
Cuidado o ano inteiro
Assim como nós, as plantas não sobrevivem apenas com água. Elas precisam de alimento para crescer e se desenvolver.
A fase da floração é desgastante para a planta e se ela não estiver forte o suficiente para atravessar esse período, simplesmente não irá florir para poupar energia.
Por isso é importante manter os cuidados durante o ano todo, administrar os adubos, fazer as regas na frequência certa, manter o substrato saudável e realizar os transplantes sempre que necessário. Você estará “preparando o solo” para as flores!
Diferentes épocas de floração
Esta é a dica mais valiosa para quem quer ver sua casa florida o ano inteiro: cultive várias plantas que irão florescer alternadamente.
Enquanto você se dedica às plantas que estão se preparando para florir, terá uma florida para admirar e no mês seguinte terá uma diferente.
Em que época uma orquídea dará flores?
Algumas espécies dão flores em janeiro, outras em junho, outras em setembro, mas essa não é uma data exata. A época de floração pode atrasar ou adiantar dependendo de fatores como a forma de plantio e o clima da região.
A dica é comprar uma orquídea já florida durante o período em que suas outras plantas não têm flores. Além de ter certeza de que ela já tem idade para florescer, é como se você “preenchesse” aquele período com uma nova planta.
Orquídeas floridas
Orquídeas precisam de tranquilidade!
Se durante o ano todo já é recomendado não trocá-las de lugar para não mudar a sua posição em relação ao sol, na fase da floração a trégua é ainda maior. Alguns incômodos podem fazer a orquídea abortar a floração.
Um exemplo: algumas variedades do gênero das Cattleyas toleram bem 80% de um sombrite, já outros tipos, 50%. Isso depende muito da região e da maneira como o sol influencia em cada lugar.
Nunca faça transplante de um vaso para outro durante a fase de floração, pois ela não teria energia para fixar raízes neste momento. Evite borrifar água ou adubos diretamente nas flores, já que isso favorece o aparecimento de fungos e prejudica seu desenvolvimento.
Lembre-se que quanto melhor você cuidar das suas flores, maiores serão as chances de você tê-las por perto o ano todo!
As flores se foram…
Agora que a fase de floração acabou, é hora de retomar a adubação e rega da sua planta. Mas o que fazer com a haste, o cabinho que sobrou da flor? Devo podar ou não?
Há os que defendam e os que sejam contra a poda da haste, mas o fato é que existem casos em que as duas ações seriam recomendadas. Se a haste está visivelmente seca, e não há chance de uma nova floração ali, é mais indicado podá-los bem rente à terra.
Mas se ela ainda está verde, visivelmente viva, deixe a haste onde está ou pode no terceiro nó contando de baixo para cima, assim ela poderá florir novamente, como é o caso das falenópsis.
Conhecendo bem as suas orquídeas e seguindo essas dicas você ganhará cada vez mais tempo perto desses presentes que as orquídeas nos trazem todos os anos!
Tudo sobre orquídeas
Agora que você já aprendeu como ter orquídeas floridas o ano inteiro, confira outros artigos do blog: