Popularmente conhecida como tuia, a Cupressus macrocarpa ganha destaque nos últimos meses do ano. Afinal, é muito comum vê-la decorada com adereços de Natal ou integrando o paisagismo de praças e de espaços de eventos.
Mas, sempre fica a dúvida de como mantê-la saudável após o período de festividades em que é usada na decoração. Pensando nisso, elaboramos este artigo com as preferências da árvore quanto à luz e regas e explicando quais são os cuidados básicos com o substrato e as podas.
Boa leitura e mãos à terra!
Iluminação e clima
A tuia holandesa aprecia alta luminosidade e sol direto. Portanto, coloque-a em um local que receba, no mínimo, 4 horas de sol por dia, mas evite os horários mais quentes.
Se você mora em uma região de clima ameno, não se preocupe. O pinheirinho de Natal também se adapta à meia-sombra, mas ainda precisa de, no mínimo, 2 horas de sol por dia.
Quanto ao clima, prefere o subtropical, tropical ou mediterrâneo.
Regas
Faça regas regulares, pois a planta não aguenta longos períodos de seca. Mantenha o substrato sempre úmido. Para isso, verifique com as pontas dos dedos ou utilize um palito de churrasco, que é o método mais certeiro, pois chega até o fundo do vaso. Se sair seco, é hora de regar.
Tome cuidado para não encharcar o substrato, já que excessos de água causam fungos e, se acumularam no fundo do vaso, prejudicam as raízes.
Podas
As podas de limpeza e formação ajudam a manter a tuia holandesa limpa e saudável.
Retire as folhas e os ramos secos com o auxílio de uma tesoura ou estilete sempre que for necessário.
Troca de vaso
Com os cuidados corretos, a tuia holandesa sobrevive por vários anos e marca presença em inúmeros natais.
O replantio é indicado para garantir que o substrato tenha os nutrientes necessários e para proporcionar um espaço maior para o crescimento das raízes. Prepare um mix com terra vegetal, terra comum e algum composto orgânico (como o húmus de minhoca) na proporção de 1:1:1.
Escolha um vaso com furos e faça uma camada de drenagem no fundo usando brita ou argila expandida. Assim, facilita o escoamento da água após as regas e impede a compactação do solo.
Preencha com o substrato até mais ou menos a metade do vaso. Ao transplantar a tuia, retire-a do recipiente antigo com cuidado, para manter o torrão em torno das raízes e levá-la ao novo local desta forma.
Coloque-a no centro e vá preenchendo com mais terra até preencher o vaso. Aperte com as mãos para ficar bem firme. Por último, faça uma rega generosa e confira se a água sai com facilidade pelos furos. Se for necessário, acrescente mais substrato.
Tuia na decoração de Natal
Tuia holandesa ou tuia-limão
Gostou das nossas dicas? Confira um resumo deste artigo sobre como cuidar da tuia holandesa:
Nome científico: Cupressus macrocarpa
Nomes populares: tuia holandesa, tuia-limão, pinheirinho de Natal
Iluminação: sol pleno ou meia-sombra
Regas: uma vez por semana
Podas: de limpeza, sempre que necessário
Adubação: uma vez a cada três meses
Ideias de plantio
Agora que você já sabe tudo sobre a tuia holandesa, continue aprendendo! Aqui no blog você encontra centenas de artigos com ideias de plantio e dicas de cultivo! Confira: