Telas: opções para o sistema hidropônico

Telas: opções para o sistema hidropônico

Amanda Santana Chales
Engenheira agrônoma e doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
amandaachales@gmail.com
Fabrício Teixeira de Lima Gomes
Engenheiro agrônomo – UFLA
agro.fabriciogomes@gmail.com
Júlio César Ribeiro
Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia, pesquisador e consultor
jcragronomo@gmail.com

O sistema hidropônico consiste no cultivo de plantas sem a utilização de solo, sendo os nutrientes fornecidos através de solução nutritiva, a qual é composta por água e nutrientes que chegam por fertilizantes apropriados.

O cultivo geralmente é realizado em estufas, as quais, de modo geral, possuem estruturas de proteção contra fatores ambientais às plantas, com a utilização de telas. Nesse sistema ocorre maior produtividade e qualidade das hortaliças, além do controle da temperatura e intensidade da radiação e menor incidência de pragas e doenças.

Telas

Existem diversos tipos de telas utilizadas na estrutura onde será conduzida a produção hidropônica. As telas podem ser termorrefletoras, fotoconversoras de luz, ou de sombreamento, além das malhas serem abertas ou fechadas, dependendo do cultivo e do objetivo do produtor.

De modo geral, as telas auxiliam no controle do microclima dentro da estufa, com redução de temperatura em dias mais quentes, menor oscilação térmica, estabilidade com relação à umidade, resistência aos raios ultravioletas e controle de fotoperíodo para culturas que demandam mais ou menos períodos de luz.

Há, ainda, proteção contra granizos e ventos, redução na incidência de insetos, por meio da barreira física que as telas proporcionam, aumento da atividade fotossintética e redução dos efeitos negativos da transpiração das plantas, proporcionando melhor acompanhamento das fases de desenvolvimento das culturas.

Custo-benefício

O custo das telas para o cultivo hidropônico varia de região para região, podendo oscilar de R$ 30,00 a mais de R$ 1.000,00 o metro quadrado, de acordo com o tipo de tela e a tecnologia empregada em sua confecção.

Aspectos como a estrutura e tamanho da estufa são fatores que influenciarão diretamente no custo do sistema. No entanto, o investimento nesse tipo de tecnologia pode representar ótimo custo-benefício, desde que associado ao manejo adequado da cultura, proporcionando incrementos na produtividade e, consequentemente, maior retorno econômico ao produtor.

Resultados

Com o cultivo hidropônico é possível ter diversidade de culturas ao longo do ano, tendo em vista a redução de ciclo, principalmente de hortaliças, devido ao uso da solução nutritiva e controle ambiental proporcionado.

Dessa forma, a escolha ideal de estrutura, a qual se inicia desde o local onde será construída a estufa até o tipo de estrutura interna, além da tecnologia a ser utilizada, terá impacto direto no sucesso da atividade.

Estruturas embarcadas de tecnologia, como uso de telas especiais associado à automatização do sistema, têm possibilitado altas produtividades. Contudo, o acompanhamento técnico desde o planejamento do sistema, manejo e condução da cultura é fundamental para se alcançar eficiência e rentabilidade no sistema.

Fonte: https://revistacampoenegocios.com.br