O avanço tecnológico no agro é um tema
muito discutido. Sabe-se que as recentes inovações têm buscado trazer mais
sustentabilidade para o setor, garantindo pleno desenvolvimento econômico sem
prejuízos para os ecossistemas. No entanto, para que a sustentabilidade seja
efetiva, ela precisa agir de ponta a ponta: da produção até a comercialização.
Nesse contexto, os marketplaces podem trazer importantes soluções.
A Agropad, plataforma digital voltada
exclusivamente para comercialização de produtos do agro, está atenta a essa
realidade e desenvolveu recursos para ajudar os produtores na promoção da
sustentabilidade. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Não querem
apenas que os produtos sejam sustentáveis, mas que toda a cadeia também seja. É
preciso que o setor esteja atento a isso para oferecer melhores produtos e
serviços”, diz Luciano Moraes, CEO da Agropad.
Um dos aspectos mais delicados no
comércio digital de produtos agro é o transporte. Os produtos devem ser levados
para os consumidores de forma ágil e segura, para que não se danifiquem no
trajeto. Além disso, o transporte mal planejado pode causar emissão excessiva
de carbono na atmosfera, gerando poluição e acelerando o efeito estufa. “Por
isso a Agropad conta com profissionais de logística qualificados, que têm o know-how
do agro, e estão capacitados para realizar as entregas dos produtos com rapidez
e eficiência, reduzindo o impacto ambiental”, explica Luciano Moraes.
Além disso, a plataforma usa recursos
para administrar estoque e lavoura, ter acesso a cotações diárias para
precificar produtos, acessar a previsão do tempo dedicada para o campo, entre
outros, para que toda a gestão dos negócios seja mais efetiva. Com maior
controle da produção, é possível evitar desperdícios, aumentar vendas e
garantir o bom desempenho dos negócios sem que isso acarrete, de forma direta e
indireta, em consumo irracional de recursos naturais.
A Agropad ainda traz benefícios no âmbito social,
oferecendo mais oportunidades de negócios para os pequenos produtores. “Esse
ramo abastece o mercado nacional e gera renda local. O potencial da agricultura
familiar e dos produtores rurais pode ser ampliado quando há aliados como
Agropad, que facilitam a logística e a comercialização dos seus produtos”,
pontua Luciano Moraes.
Atualmente, a Agropad está realizando o cadastramento de
produtores agrícolas de diversas cidades brasileiras. A expectativa é de que a
plataforma cresça de acordo com o aumento da demanda dos consumidores,
agregando novas regiões e produtores. Para mais informações, acesse: https://www.agropad.com.br/