Sueyde Fernandes de Oliveira
Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento na Ginegar Polysack
O crescente mercado do cultivo de hortaliças em ambiente protegido se deve, entre vários fatores, Ã maior estabilidade na produção ao longo do ano, o que possibilita melhor rentabilidade ao empresário rural. Além disso, o produtor alcançará uma produtividade maior, com produtos de melhor qualidade, menor número de pulverizações e maior pós-colheita, devido à maior capacidade de controle do microclima e menor ocorrência de pragas e doenças.
O cultivo protegido caracteriza-se pelo recobrimento da estrutura com filmes e/ou telas que têm o efeito principal de proteção contra chuva, granizo, excesso de radiação, etc., e isso afeta diretamente a condição microclimática no interior do ambiente. Isso porque, de acordo com a escolha do material, o filme plástico altera a qualidade da luz que chega às plantas, o que afeta outros fatores climáticos, como temperatura e umidade, e consequentemente a resposta fotossintética das plantas. Portanto, é de extrema importância a correta escolha do filme baseado nas exigências da cultura que se pretende cultivar.
Para isso, a Ginegar Polysack disponibiliza aos produtores rurais uma diversidade de materiais adequados aos diferentes materiais genéticos e condições climáticas nas várias regiões do Brasil.
Tecnologia de ponta
Os filmes Sun Selector® são fabricados pela tecnologia Multicamadas ” extrusão em cinco camadas, em que os aditivos são adicionados separadamente, permitindo a fabricação de diferentes produtos com características técnicas específicas para cobertura de estufas, com a combinação de resistência, versatilidade e transmissão de luz para cada aplicação.
Dentre os filmes da linha Sun Selector® existem aqueles com o bloqueio da luz ultravioleta (UV), o que afeta diretamente na incidência de insetos vetores no interior da estufa, e por isso são chamados de filmes antivírus. Isso porque os insetos enxergam principalmente nesta faixa do espectro (UV) e, uma vez que esta luz é bloqueada pelo filme, os insetos ficam desorientados e encontram dificuldade para enxergar as plantas, e por isso preferem sair da estrutura na ficar na parte interna.
Na figura 1 está um filme com efeito AV (Suncover AV DIFF 75%) sem insetos e à direita um filme comum, mostrando que os insetos são repelidos na ausência de UV, o que comprova a preferência dos insetos por um ambiente com filme sem a função antivírus em sua composição.
Dentre os materiais desenvolvidos pela GinegarPolysack, destaca-se a característica da alta transmissão de luz e alta difusão, como o filme SuncoverAV DIFF 75% com 87% de transmissão e 75% de difusão (Figura 2).
O grande benefÃcio da difusão é a distribuição da luz dentro do ambiente, reduzindo a concentração de energia na parte superior das plantas e aumentando a taxa fotossintética das folhas baixeiras pelo menor efeito de sombra.
Já para regiões onde não temos períodos nublados longos e baixa intensidade luminosa, o filme fotoconversor Suncover AV Blue (Azul) se mostra extremamente eficiente, pois aumenta a quantidade de luz fotossinteticamente ativa (PAR) e, consequentemente, reduz a temperatura de maneira muito eficiente.
Â
Experimento
Por meio de ensaio realizado com rúcula em Mogi das Cruzes (SP), observou-se um aumento de 50% no peso e altura das plantas comparado com o ambiente com filme difusor comum (Figura 3).
Atualmente, a Ginegar Polysack está trazendo para o Brasil a linha de filmes Suntherm (efeito térmico), que desacelera,Ã noite, a perda das ondas de calor que foram produzidas durante o dia dentro da estufa agrícola (Figura 4). Este efeito é tanto maior quanto maior a diferença de temperatura entre o ambiente interno e externo, pois a tendência é que a temperatura da estufa se equilibre com o ambiente externo.
Por isso, ao contrário do que muitos imaginam, esse filme não aquece mais a estufa durante o dia, ou seja, funciona como um filme plástico comum no período diurno.
Vantagens
De maneira prática, os Filmes Suntherm, da GinegarPolysack, possibilitam um ganho de 2,5 a 3,5ºC na temperatura noturna em relação a outros filmes plásticos de cobertura. Com isso, não prejudicam o metabolismo das plantas cultivadas e se mostram muito vantajosos para cultivos onde se faz o aquecimento do ar durante a noite, pois se consegue uma grande economia no consumo de energia.
Dentro da linha de filmes Suntherm, o filme Suntherm Nectarine foi desenvolvido especialmente para plantas que precisam da luz UV para fixação de cor. Alguns exemplos são as rosas bicolores, alface roxa e radicchio, que quando produzidos em ambientes com bloqueio nesta faixa de espectro não fixam o máximo de pigmentação que o material pode apresentar.
A rosa bicolor apresenta maior contraste entre as cores das pétalas quando produzida sob o filme Nectarina.
Â
Essa matéria completa você encontra na edição de janeiro 2017 Â da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.