Considerada a maior de todas, Expocafé 2024 começa com grande público e novidades

Considerada a maior de todas, Expocafé 2024 começa com grande público e novidades

A 27ª edição da Expocafé teve início com uma marcante presença do público que visitou os quase 150 estandes presentes na feira. Organizada pela Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas) em parceria com a UFLA (Universidade Federal de Lavras) e a Prefeitura Municipal de Três Pontas, a Expocafé é considerada a mais tradicional feira voltada para as especificidades da cafeicultura brasileira. Esta edição é considerada a maior já realizada do evento.

Depois de anos, a nova localização da Expocafé é no Aeroporto de Três Pontas, uma área com acesso facilitado devido à sua localização privilegiada em relação à cidade. O local também oferece facilidades tecnológicas, como sinal de celular e rede móvel. O evento se estende por quase 2 km, distribuídos em uma pista propícia para conexões, parcerias e grandes negócios.

Segundo o presidente da Cocatrel, Jacques Fagundes Miari, “Nessa terça-feira foi um dia excelente. A visitação superou as expectativas. O movimento da feira, mesmo na parte da manhã, já foi intenso. Uma perspectiva de grandes negócios, vários produtores ligando, comparecendo ao estande, prospectando seus negócios, vendo a correlação de troca. Uma grande esperança para a quarta e quinta-feira o fechamento de inúmeras negociações.”

Este é apenas o primeiro dia do evento, que continua até quinta-feira (06/06) e acontece no Aeroporto de Três Pontas (Avenida Ipiranga, na altura do número 1745). Convidamos todos a estarem presentes e aproveitarem as oportunidades e inovações apresentadas.

Destaques do Primeiro Dia:

Cerimônia de Abertura

  A cerimônia de abertura oficial aconteceu às 10h e contou com a presença do público e das seguintes autoridades:

  – Jacques Miari (presidente da Cocatrel)

  – Jackson Barbosa (vice-reitor da UFLA)

  – Marcelo Garcia (prefeito de Três Pontas)

  – Silas Brasileiro (Presidente do Conselho Nacional do Café)

  – Marco Valério Brito (presidente da Coccamig)

  – Vitor Alves de Freitas (diretor de infraestrutura da Emater)

  – Nilda Soares (Presidente da Epamig)

  – Antônio Carlos de Morais (diretor geral do IMA)

  – Ronaldo Scucato (presidente da Ocemg)

  – Alexandre Gatti Lages (superintendente da Ocemg)

  – Vanusia Nogueira (diretora da OIC)

  – Antônio Pitangui de Salvo (presidente do sistema FAEMG/SENAR)

  – Carmem Lúcia de Brito (presidente da BSCA)

  – Deputado federal Diego Andrade

Responsabilidade com a Sustentabilidade e Comunidade

Esta é a primeira edição da Expocafé Carbono Neutro. Graças à área de plantação no entorno do evento, os gases que contribuem para o efeito estufa estão neutralizados. Além disso, toda a renda arrecadada no estacionamento será revertida para a Apae da cidade de Três Pontas.

13º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira

A tenda de eventos sediou o 13º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, com o tema “A Reduzida Disponibilidade de Trabalhadores Rurais e o Recurso da Mecanização.” Confira a programação das palestras:

  – 14h – Prof. Dr. Fabio Moreira da Silva (UFLA): “A Evolução da Mecanização da Cafeicultura em 25 anos da EXPOCAFÉ”.

  – 15h – Prof. Dr. Anderson R. Rocha (UNICAMP): “Inteligência Artificial, Perspectivas e Desafios para o Profissional do Futuro”.

  – 16h – Eng. Agrônomo Dr. Fabrício Teixeira Andrade (CNA): “Estratégias de Atratividade das Futuras Gerações de Profissionais da Cafeicultura”.

  – 17h – Dr. Vanusia Nogueira (OIC): “Disponibilidade de Recursos Humanos, um Posicionamento Global”.

Este simpósio destaca-se pela relevância ao abordar a atuação de trabalhadores rurais e apresentar soluções inovadoras através da mecanização, além de incentivar a integração de novas tecnologias e a atração de novos talentos para o setor cafeeiro.

Este foi só o primeiro dia do evento. Venha participar e conferir as inovações e oportunidades do setor cafeeiro!

Fonte: https://revistacampoenegocios.com.br