A Embrapa Soja lançou sete publicações técnicas de diversas áreas do conhecimento sobre a cultura da soja, durante a 39ª Reunião de Pesquisa de Soja (RPS), promovida pela Embrapa Soja, nos dias 26 e 27 de junho de 2024, em Londrina (PR). Consulte as publicações completas aqui.
Características principais dos estabelecimentos agropecuários produtores de soja do Brasil segundo estratos de área colhida – Circular Técnica 204
O documento mostra as principais características dos estabelecimentos agropecuários produtores de soja no Brasil, segundo estratos de área colhida. O levantamento realizado pela Embrapa, com base em dados do último Censo Agropecuário (2017), revela que mais de 73% dos estabelecimentos agropecuários produtores de soja no Brasil têm menos de 50 hectares, podendo ser caracterizados como pequenas propriedades. Portanto, são pequenos agricultores familiares que têm na cultura da soja boa parte da sua renda.
Diretrizes técnicas para certificação Soja Baixo Carbono – primeira aproximação – Documento 457
Embrapa e parceiros avançam na definição das diretrizes técnicas para validar a metodologia de certificação da soja baixo carbono. Foi publicada a primeira versão do documento Diretrizes técnicas para certificação Soja Baixo Carbono, que contém as premissas para atestar a mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em sistemas de produção agrícola candidatos do Brasil. Essas premissas estão sendo usadas para subsidiar a coleta de dados em mais de 60 áreas agrícolas em cinco macrorregiões sojícolas, durante duas safras (2023/2024 e 2024/2025).
Bioprospecção de microrganismos para o uso em bioinsumos: métodos para triagem inicial de bioativos visando à nutrição de plantas e à tolerância a estresses abióticos e bióticos – Documento 462
A publicação atende a uma demanda do setor agrícola por novas soluções que tenham como base os microrganismos. O documento detalha e ilustra os métodos – validados no Laboratório de Biotecnologia do Solo da Embrapa Soja – para facilitar a prospecção de ativos biotecnológicos (Bactérias Promotoras do Crescimento de Plantas – BPCP).
50 anos do NDVI: desmistificando o índice e ponderando sua utilização para o monitoramento da soja na era digital – Doc 463
A publicação traz o contexto histórico da formulação do Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI). O NDVI é uma ferramenta utilizada no processamento digital de imagens, que vem sendo usada, por exemplo, no mapeamento da variabilidade espacial em áreas produtoras, por meio de sensores e de imagens de satélite. Contudo, existem limitações ao uso do NDVI, sobretudo, assim como no diagnóstico na identificação de fatores limitantes às altas produtividades. Nesse cenário, a presente publicação reúne dados coletados em diferentes experimentos conduzidos na Embrapa Soja, na Universidade Estadual de Maringá e em áreas de parceiros entre as safras 2010/2011 e 2023/2024.
Principais nematoides em áreas produtoras de soja no Brasil – Circular Técnica 202
A publicação traz informações sobre a ocorrência dos nematoides que afetam a cultura da soja, com a descrição dos sintomas observados nas plantas doentes, as formas de disseminação do problema, uma relação de cultivares de soja, com graus variados de resistência. Além disso, o documento traz orientações para a elaboração de planos de manejo que contribuam para reduzir os impactos negativos causados pelos nematoides.
Eficiência de fungicidas para o controle da mancha-alvo, Corynespora cassiicola, na cultura da soja, na safra 2023/2024: resultados sumarizados dos ensaios cooperativos. Londrina: Embrapa Soja, 2024. 13 p. (Embrapa Soja. Circular técnica, 203)
A publicação traz um comparativo sobre a eficiência de fungicidas registrados e em fase de registro para o controle da mancha-alvo na cultura da soja. Os resultados vêm sendo gerados, desde a safra 2011/2012, por uma rede de pesquisa, formada por diferentes instituições brasileiras. A incidência dessa doença tem aumentado na cultura da soja em razão do aumento da semeadura de cultivares suscetíveis, da utilização de culturas em sucessão que são hospedeiras do fungo, como o algodão e a crotalária e da menor sensibilidade e/ou maior resistência do fungo a fungicidas. As estratégias de manejo recomendadas para essa doença são: a utilização de cultivares resistentes/tolerantes, o tratamento de sementes, a rotação/sucessão de culturas com milho e outras espécies de gramíneas e o controle químico com fungicidas.
Eficiência de fungicidas para o controle das doenças de final de ciclo da soja, na safra 2023/2024: Resultados sumarizados dos ensaios cooperativos
Na cultura da soja, a mancha-parda (Septoria glycines) e o crestamento foliar de Cercospora (Cercospora spp.) são também conhecidas no Brasil como doenças de final de ciclo (DFC), porque os sintomas destas doenças ocorrem no fim do ciclo com desfolha precoce da lavoura. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados sumarizados dos experimentos realizados na safra 2023/2024, para controle das doenças de final de ciclo na cultura da soja. Na safra 2023/2024 foram instalados 16 experimentos por 14 instituições parceiras. A lista de tratamentos usados, o delineamento experimental e as avaliações foram definidos por protocolo único, permitindo a sumarização conjunta dos experimentos.