Tratamento de sementes: impacto na qualidade e produtividade da soja

Tratamento de sementes: impacto na qualidade e produtividade da soja

Sergio Almeida
Engenheiro agrônomo – Plant Health Care

A qualidade das sementes é um fator determinante para o sucesso da lavoura, influenciando diretamente a uniformidade e o potencial produtivo da cultura. No entanto, condições ambientais, como temperatura, umidade e a presença de fitopatógenos e insetos no solo podem comprometer a germinação, afetando o estande de plantas e a produtividade final.

O tratamento de sementes é uma prática que busca proteger a semente contra esses fatores externos, permitindo que a planta possa expressar todo o seu potencial produtivo, resultando em aumento significativo de produtividade.

Qualidade em questão
Para assegurar a qualidade do tratamento de sementes, vários testes são realizados para selecionar os produtos a serem usados neste tipo de operação, seja na indústria ou na fazenda. Eles incluem avaliação da compatibilidade inicial da calda com misturas de diferentes produtos, qualidade da distribuição e cobertura do revestimento das sementes, perda do revestimento por descascamento, geração de poeira flutuante, fluidez das sementes na semeadora, plantabilidade e compatibilidade com inoculantes, dentre outros.

Teste de germinação
Para compreender a importância desses testes, destacamos o teste de germinação, no qual as sementes submetidas a diferentes tratamentos são semeadas em rolos de papel toalha da marca Germitest e colocadas em um germinador ajustado para manter uma temperatura constante de 25°C, sendo posteriormente avaliadas.

Além disso, há o teste de envelhecimento acelerado, que consiste em colocar as sementes em uma estufa incubadora do tipo BOD, sob temperatura de 41°C por 48 horas, para então avaliar a germinação das sementes em bandejas de areia, determinando o vigor das sementes. Ambos os testes são analisados após um período de armazenamento das sementes de até 180 dias.

Resultados
Os gráficos 1 e 2 mostram os resultados apresentados, com base em um projeto conjunto da Plant Health Care e LabCEM/Universidade Federal de Pelotas, apresentado no último Congresso Brasileiro de Sementes, utilizando-se sementes de soja da cultivar Zeus. Foram testados o Teikko™, nematicida bioquímico, aplicado sozinho e em mistura com dois pacotes tradicionais de tratamento de sementes disponíveis no mercado, denominados Pack B e Pack S.

Melhor germinação
No teste de germinação, nota-se o efeito do Teikko™ na melhoria dos índices de germinação quando aplicado sozinho em comparação com as sementes não tratadas, apresentando um aumento de 10% na germinação, e em mistura com os pacotes Pack B e Pack S testados, com respectivamente 6% e 9% de incremento na germinação. Este mesmo resultado foi verificado no teste de envelhecimento acelerado, onde o Teikko™ contribuiu efetivamente com o aumento do vigor tanto para as sementes não tratadas quanto para os tratamentos com os pacotes Pack B e Pack S.

Importância do tratamento de sementes
Os resultados obtidos nos testes demonstram a importância do tratamento de sementes na preservação da qualidade e no aumento da germinação e vigor, fatores essenciais para o sucesso da lavoura. O desempenho do Teikko™ se destacou tanto quando aplicado isoladamente quanto em combinação com pacotes tradicionais de tratamento, evidenciando seu potencial como ferramenta eficaz na proteção e no fortalecimento das sementes.

Dessa forma, a adoção de tecnologias inovadoras no tratamento de sementes pode representar um diferencial competitivo para os produtores, garantindo maior segurança no estabelecimento da lavoura e contribuindo para o aumento da produtividade no campo.

Fonte: https://revistacampoenegocios.com.br
×