As plantas precisam de espaço para fixar suas raízes e respirar, sol e água para realizar a fotossíntese e produzir energia, vitaminas que são os nutrientes que deixam elas bonitas e saudáveis e tratamentos para combater doenças e pragas.
Existem três métodos de cultivo muito conhecidos.
São eles: convencional, orgânico e hidropônico.
Sol, água e ar estão disponíveis em todos os métodos. A diferença, é o local de cultivo, a forma como são fornecidas as vitaminas e os medicamentos que as plantas precisam.
Mas você sabe de quais modos são realizadas estas formas de cultivo?
Cultivo convencional
É a mais utilizada no mundo e o cultivo se dá diretamente na terra, desde pequenas hortas em casa até grandes produções. As plantas retiram do solo os nutrientes que precisam.
Antes de plantar é preciso realizar a análise do solo que identificará quais nutrientes estão em falta na terra. Em seguida, cria-se um plano de adubação para a planta, desde o semeio até a colheita. Essa adubação pode ser realizada com composto de qualquer origem, sendo mineral (o conhecido NPK – Nitrogênio, fósforo e potássio) ou orgânico, como húmus.
Para combater fungos e bactérias no método convencional, os defensivos podem ser químicos, orgânicos ou biológicos.
Cultivo orgânico
Também é realizado diretamente no solo, mas sem produtos químicos e obedecendo os princípios e métodos da agroecologia, como cultivo em ambientes diversificados em fauna e flora e revolvimento mínimo no solo. Toda adubação e proteção são feitas com matéria orgânica como restos vegetais e esterco além de vegetação seca.
O combate a pragas é feito com métodos alternativos ou biológicos como caldas caseiras e óleos vegetais.
A venda pode ser feita diretamente no local de produção ou em feiras livres onde é dispensado a obrigatoriedade da certificação. Mas quando a venda é realizada no varejo, em supermercados ou hortifrútis, é necessário o selo de certificação orgânica emitido pelo órgão licenciado pelo ministério da agricultura.
Cultivo hidropônico
Neste sistema as plantas são cultivadas fora do solo. Elas crescem na água, flutuando em reservatórios, alojadas em calhas ou tubos em um meio composto por brita, areia ou outros materiais inertes.
Nesta técnica as plantas ficam em um ambiente mais controlado e protegido contra pragas e doenças. Ainda assim é permitido o uso de produtos de origem química, orgânica ou biológica no tratamento das plantas.
A hidroponia também pode ser auxiliada pelo uso de outros substratos como: cascalho, areia, vermiculita, perlita, lã de rocha, serragem, casca de árvore, etc., aos quais são adicionados uma solução de nutrientes contendo elementos essenciais para o desenvolvimento da planta.
Gostou de conhecer os diferentes tipos de cultivo? Deixe seu comentário! 😉