A tecnologia LED são lâmpadas e luminárias que geram vantagem em relação a outras opções do mercado. Sua eficácia é duradoura, além de economizar energia.
A opção do LED é interessante para o meio ambiente e para a sua casa, pois os materiais que compõem as lâmpadas são recicláveis e não possui metais pesados, como mercúrio.
Este tipo de tecnologia não emite calor do facho de luz, podendo ser utilizada em projetos luminotécnicos de áreas externas como jardins. O que é muito positivo para o cultivo das plantas!
As fitas LED, luminárias e lâmpadas mesmo em contato com flores e plantas, não irão queimá-las, nem impedir que cresçam de forma rápida e saudável. Além disso, é uma ótima forma de iluminar o ambiente e estimular o desenvolvimento das plantas.
A eficiência das lâmpadas LED foi comprovada em 2012, pela NASA, quando um grupo de biólogos do Laboratório de Ciências Espaciais da NASA, nos EUA, comparou a reação de legumes expostos ao LED para testar as melhores formas de armazenagem de comida.
Uma prova da eficiência, é que a empresa canadense SprayTest Controls, inovadora agrícola, utilizou lâmpadas de LED azuis para auxiliar na irrigação noturna das plantações, pois além de iluminarem, abrangem uma grande área. Com duas lâmpadas é possível iluminas 150 pés de comprimento nas lavouras.
Por que vale tão a pena?
Os LED’s não esquentam, seu calor é dissipado no ar através de uma saída base, o que permite durabilidade. Por não esquentar, suas plantas vivem mais tempo.
Além disso, a intensidade e cor são reguláveis, permitindo a utilização dos LEDS especialmente adaptados a plantas, com cores que elas absorvam durante seu ciclo de vida, evitando desperdício de cor e energia.
Quais as melhores cores para as plantas?
As cores que melhor se identificam com a fotossíntese das plantas são azul e vermelho, pois estão dispostos em harmonia de 60° com o verde círculo de cores.
Porém, as luzes vermelhas podem ocasionar danos na produção das plantas, ao contrário das azuis que estimulam as folhas a abrirem seus estômagos para receber o gás carbônico. Ou seja, o azul é a melhor cor de lâmpadas para cultivar plantas em sua casa.
Agora que já aprendeu sobre as cores e importância das lâmpadas de LED, leve uma iluminação sustentável para a sua casa e jardim.