Animais na horta: nem todos são inimigos

Animais na horta: nem todos são inimigos

Ao pensar na combinação horta e animais, o que vem à cabeça é que nenhuma plantação sobreviverá a isso. Porém, nem todos os bichos que cercam o plantio são nocivos, muito pelo contrário; alguns são grandes amigos.

Há bichinhos tão benéficos no processo de produção de alimentos que substituem os agrotóxicos, uma vez que combatem seus inimigos naturais — as pragas — que atacam frutas, verduras e legumes.
A minhoca é a mais popular entre os animais parceiros para um cultivo de êxito. Embora não tão atraente aos olhos, este anelídeo faz um belo trabalho: ele penetra na terra e, com seus movimentos, revolve, areja e descompacta o terreno, o que evita encharcamentos e diminui a ocorrência de erosões.
As fezes da minhoca também são positivas para o solo, pois colaboram na produção do húmus, matéria orgânica que inclui fezes e decomposição de animais e restos orgânicos de plantas. Esse adubo natural é rico em nutrientes, nitrogênio, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e extensa flora bacteriana, excelente para o desenvolvimento de hortaliças e frutas.

Vamos conhecer outros aliados para uma horta de êxito?

Aranha

A presença desse aracnídeo garante uma horta saudável, afinal, a aranha é a principal predadora de pestes e insetos prejudiciais à sua plantação. Pode deixá-la à vontade perto de sua lavoura.

Libélula

Esse inseto está no topo da cadeia alimentar dos comedores de larvas de mosquitos, por isso, mantém exímio controle sobre pragas e animais prejudiciais ao plantio. De acordo com biólogos, as libélulas são capazes de consumir até 30 moscas em um dia.
Essas aliadas só estarão ameaçadas de desempenharem seu papel se sua horta estiver localizada em lugares onde habitam animais que se alimentam delas, como grandes aranhas, sapos e rãs.

Abelha

Nem só da produção de mel vivem esses insetos. As abelhas são muito eficazes no processo de polinização, que é o transporte de grãos de pólen de uma flor para outra. É através desta ação que as flores se reproduzem. Por isso, a presença de abelhas indica que há diversidade e que as flores vão se multiplicar. No caso de haver um enxame muito grande, acione o Corpo de Bombeiros para que a equipe dê uma orientação mais adequada sobre o que fazer.

Joaninha

Esse simpático bichinho atua como defensor da horta, ao eliminar os temidos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam danos às plantações. Apesar de seu pequenino tamanho, ela pode devorar 200 pulgões em um único dia!
As joaninhas comem ainda larvas, ácaros e pequenas lagartas, prejudiciais não só às plantas, mas também aos seres humanos.

Percevejo

Pulgões e formigas que se alimentam do caule e das plantas não terão vez se houver a presença de percevejos no espaço. Se insistirem em ficar, serão devoradas e o controle biológico da horta estará mantido.

Se todos esses animais listados aqui estão rondando a sua horta, pode ficar em paz, ela está sendo bem cuidada. Se eles ainda não fizeram uma visita, uma forma de atraí-los é aumentando a diversidade de plantas, com diferentes espécies. É a combinação variedade + cultivo saudável que toda horta merece!

Fonte: http://www.hortamania.com