A salsa, salsinha ou perrexil é uma planta herbácea bienal, mas que também pode ser cultivada como anual. Ela é nativa da região mediterrânica central, naturalizada em toda a Europa e amplamente cultivada como condimento ou hortaliça.
Neste post ensinamos como cultivar salsa e fornecemos dicas para uma ótima colheita.
Confira!
Solo
Cultive, de preferência, em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,8 e 7,2.
Lembre-se que a salsa é uma planta rústica, que tolera bem várias condições de solo, crescendo mesmo em solos pouco férteis.
Aprenda a preparar vasos para plantio acessando este artigo do blog.
Clima
A salsa pode ser cultivada em uma variedade de climas, embora cresça melhor em regiões de clima ameno, com temperaturas entre 10ºC e 22°C. Altas temperaturas podem induzir a planta a florescer precocemente.
Pode ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial. Em regiões de clima quente, o ideal é escolher locais frescos e bem iluminados, mas sem exposição direta à luz solar nas horas mais quentes do dia.
Germinação
As sementes podem levar um longo tempo para germinar, variando de 2 a 6 semanas.
Deixar as sementes de molho em água morna por um dia pode acelerar a germinação. Clique aqui e confira nossas opções de sementes de salsa.
Atenção: plante as sementes no local definitivo.
Plantio
Você pode cultivar salsa ou salsinha em vasos e jardineiras, porém, muitas pessoas plantam em vasos que são muito pequenos, o que limita muito o crescimento da planta.
A salsa pode atingir até 80 cm de altura na floração e a raiz pode ultrapassar a 50 cm de profundidade.
Portanto, os recipientes e vasos utilizados devem ser profundos, com pelo menos 30 cm de profundidade, para que a salsa possa se desenvolver bem.
Irrigação
Quanto a irrigação da salsa, o solo deve ser mantido sempre úmido, mas nunca encharcado.
Colheita
A colheita das folhas da salsa pode começar de 60 a 90 dias depois do plantio, quando a ela tem, aproximadamente, de 12 a 16 cm de altura.
Colha as folhas mais externas inteiras, ou seja, com o pecíolo (o talo da folha), e procure não retirar mais do que um terço das folhas.
Mais temperos
Agora que você já aprendeu a plantar salsinha, continue acompanhando nossas dicas no blog.
Há vários tipos de temperos e ervas que se desenvolvem bem em vasos e jardineiras. Confira:
Gostou das nossas dicas?
Agora que você já sabe cultivar seus próprios temperos e ervas, veja nossas opções de sementes de outras ervas e condimentos clicando no banner abaixo. Sua horta vai ficar ainda mais incrível!