A maioria das pessoas que se interessam por jardinagem ou que tem o hábito de cozinhar, já se deparou com o problema dos tomates rachados. Geralmente, eles podem ser consumidos sem problemas, desde que não estejam mofados ou com aparente contaminação, mas perdem o seu valor comercial. Se na sua horta isso acontece, entenda aqui o porquê e aprenda a prevenir este problema.
Como são as rachaduras?
Existem dois tipos de rachaduras na pele do tomate: a radial e a concêntrica. A rachadura radial é a que ocorre quando o fruto se rompe no sentido longitudinal, e a concêntrica ocorre de forma circular ao redor da inserção do pedúnculo. Ambas estão associadas ao desbalanço hídrico, adubação incorreta e bruscas variações de temperatura. Plantas adubadas com maior teor de nitrogênio e menor teor de potássio são mais suscetíveis.
Como evitar o problema:
- Tenha regas regulares
Nunca deixe o solo secar totalmente. Os tomateiros requerem rega contínua e equilibrada. Se não conseguir regar da mesma maneira todos os dias (em pouca quantidade, continuamente), opte por uma técnica de gotejamento ou utilize a técnica de “mulching” no solo para evitar a desidratação.
- Fertilize as mudas corretamente
As plantas precisam de um bom aporte de nutrientes, e a fertilização natural é sempre a mais equilibrada. Geralmente tomateiros que apresentam frutos rachados estão num solo com excesso de nitrogênio e pouco potássio ou cálcio. Para resolver o problema do potássio e do cálcio, procure adubar o solo com cascas de banana e cascas de ovo secas. Quanto ao excesso de nitrogênio, evite utilizar adubos nitrogenados e procure acrescentar uma camada de cobertura morta na superfície do solo (como serragem ou madeira seca). Isso ajudará a acelerar a degradação do nitrogênio.
- Mudanças climáticas bruscas
Normalmente o tomateiro cresce e dá frutos em climas amenos, entretanto, produções tardias podem presenciar mudanças climáticas bruscas entre o dia e a noite, ou entre um dia e outro. Como esse problema é mais difícil de corrigir, o recomendado é colocar a muda para dentro de casa, caso esteja num vaso, ou utilizar a técnica de cobertura morta (ou mulching) para evitar a desidratação excessiva do solo.
Dicas:
- As variedades de tomate pequenos, como o tomate cereja, costumam rachar menos, já que levam menos tempo para crescer e amadurecer.
- É importante retirar os tomates rachados do tomateiro o quanto antes, pois eles podem se deteriorar ou acumular fungos, contaminando toda a planta.