Conheça cinco maneiras naturais de combater essa praga
O nome pode ser difícil, mas a Cochonilha (Dactylopius coccus) é bastante comum em plantas domésticas e jardins. Este inseto gosta de climas quentes e é bem pequeno (mede entre 3 e 5 milímetros de comprimento), apresenta uma coloração esbranquiçada por fora e vermelha por dentro e se alimenta da seiva das plantas, enfraquecendo-as.
Apesar de ser uma praga para muitas plantas e flores, a cochonilha é um inseto usado para dar cor em alimentos e cosméticos. A maioria dos alimentos industrializados e maquiagens de cor vermelha é feita com esse inseto esmagado. No Peru as cochonilhas são cultivadas em cactos, exclusivamente para esta finalidade, apesar da reprovação dos veganos (que não consomem alimentos com esse tipo de pigmento).
As cochonilhas ficam geralmente nos caules, brotos ou nas folhas das plantas, formando um amontoado esbranquiçado, que lembra algodão. A boa notícia é que o controle desses insetos pode ser feito de forma natural, como você acompanha agora:
- Se a planta apresentar infestações leves, você pode passar um cotonete embebido em álcool nos locais onde estão os insetos.
- Não exagere nos nutrientes: as cochonilhas amam plantas com altos níveis de nitrogênio.
- As joaninhas (Cryptolaemus montrouzieri) são importantes predadores naturais dessa praga e também dos pulgões.
- Lavar as folhagens regularmente com uma mistura à base de óleo de neem também é bastante eficaz. Basta pulverizar uma solução feita com 10ml do óleo diluído em 1 litro de água. Este óleo pode ser encontrado em casa de produtos naturais.
- Você pode ainda lavar a planta utilizando um sabão inseticida. Além das cochonilhas o sabão também é eficaz para combater outras pragas como pulgões, moscas brancas e ácaros. A receita é simples: basta misturar 1 colher de sopa de sabão de coco ralado em um litro de água morna, agitar bem para misturar e depois aplicar sobre as plantas.
- Também é possível usar um spray anti-insetos: esta receita foi publicada pela no livro “Manual do jardineiro orgânico de controle natural de pragas e doenças”, da autora Fern Marshall Bradley. Para o spray você vai precisar de 1 cabeça de alho, 1 cebola pequena e 1 colher (chá) de pimenta-caiena. Processe tudo até virar uma pasta. Junte essa pasta em 1 litro de água, tampe e deixe repousar por uma hora. Depois coe utilizando um tecido e adicione 1 colher de sopa de detergente líquido neutro. Misture bem e use nas plantas sempre que preciso. Essa receita pode ser armazenada na geladeira por até uma semana.