O contato da natureza com os alunos é uma experiência rica, principalmente, quando há uma horta escolar. É uma forma de trabalhar conteúdos e valores sobre o meio ambiente com crianças e adolescentes.
A construção da horta e o crescimento das plantas servem como ferramenta para estudos de ciências, biologia e matemática, por exemplo, além de incentivar uma alimentação saudável e conhecer os cuidados com o meio ambiente.
Os professores terão um laboratório vivo, no qual trabalharão os mais variados temas e formas dos alimentos cultivados. Estudando o tempo, floração e frutificação do desenvolvimento, e tudo ao lado dos alunos.
Além disso, poderão desenvolver projetos sobre alimentação saudável, conhecendo os alimentos, experimentando na cozinha ou na merenda escolar, auxiliando-os na promoção da saúde.
Formas para a construção da horta é a participação dos alunos e os professores, no qual se pode dividir a responsabilidade de cada planta por turmas, ficando a critério do professor os meios de aquisição das mudas e sementes.
No entanto, há escolas que não possuem espaço para a construção do cultivo, mas há a possibilidade de criar uma horta com garrafas de PET, trabalhando o conceito de sustentabilidade entre os alunos.
Aprenda como construir uma horta escolar
Elabore o projeto
Antes de tudo, crie um projeto para que a direção, os pais, os alunos e a comunidade entendam os benefícios da iniciativa e juntos possam colaborar com a aprovação e implantação do programa.
Escolha a área para a plantação
Após a aprovação, escolha o local apropriado para o seu plantio. Mas, alguns fatores merecem ser levados em consideração! Ao escolher, opte por um local que ofereça acessibilidade aos alunos e professores.
É necessário possuir fonte de água próxima para irrigação e vegetação, bastante exposição ao sol, solo de boa qualidade e espaço o suficiente para que o plantio cresça no futuro.
Prepare a terra para o plantio
A princípio, decida o que será plantado, o quanto de espaço será necessário e como será utilizado. Pense no formato do jardim, se será feito direto no solo, em caixas, camas de plantios ou em garrafas PET.
Com o formato pronto, desenhe opções possíveis de disposição, inclua dimensões destinadas ao plantio e o espaço necessário para materiais, adubo e proximidade com a fonte de água.
Agora é hora de preparar a terra!
Retire as ervas daninha, revive a terra a uns 15 cm de profundidade para que fique fofa, e se for necessário, corrija o solo com cal hidratada ou serragem. Faça isso com a ajuda de um agrônomo ou jardineiro.
Para a adubação dos canteiros pode ser utilizado adubo natural, como pó de café usado, cascas, polpas de frutas, estercos, palhas e galhos, que formam o adubo orgânico ao ficarem podres.
As covas para o plantio das hortaliças devem ficar espaçadas e medir 20x20cm ou 30x30cm, com 20 ou 30cm de profundidade. Mas tenha atenção! Verifique qual é a melhor época do ano para construir o seu plantio.
Para a irrigação, é recomendado irrigar diariamente, duas vezes ao dia, mas cuidado para o solo não ficar encharcado, pois pode facilitar o aparecimento de fungos. E repare ao irrigar se aparece ervas daninha nascendo, caso sim, retire-as a cada colheita e reponha o adubo.
Escolha os alimentos cultivados
Uma tarefa importante é escolher os alimentos. Por isso, dê preferência aos nativos da região e para as espécies exóticas, verifique quais se adaptam às condições climáticas locais. Não se esqueça de conhecer sobre as características de cada e os cuidados necessários para a manutenção.
Uma dica importante é que a escolha pode ser baseada no conteúdo a ser trabalhado em sala de aula com os alunos, de forma que a teoria esteja conectada a atividade prática.
Teste o cultivo
Não torne a horta um programa educacional sem antes fazer testes para ter certeza de que o solo está adequado e, que as espécies tem se desenvolvido adequadamente.
O ideal é deixar que os alunos estejam envolvidos em todas as etapas do processo, criando interesse nos mesmos para que criem uma horta em suas próprias casas.
Além disso, é legal aliar a horta a um trabalho de compostagem de resíduos orgânicos gerados na própria escola.