Aprenda como fazer compostagem orgânica com restos de alimentos

Aprenda como fazer compostagem orgânica com restos de alimentos

Pesquisas recentes apontam que cada brasileiro gera, em média, 380 quilos de lixo por ano. O mais agravante é que apenas 3% de todo esse lixo é reciclado no País, enquanto o restante segue para lixões — muitas vezes irregulares — e demoram anos para se decompor naturalmente, prejudicando o solo, o ar e a água da região.

O que poucas pessoas sabem é que, além dos produtos que podem ser reciclados (como papel, vidro, plástico e metal), podemos reutilizar outro tipo de lixo: o orgânico. Esse material é composto por restos de frutas, verduras e diversos outros alimentos que são consumidos diariamente em casa e, geralmente, descartados no lixo comum. Que tal dar um destino mais útil e sustentável para esses resíduos?

Reutilizar, reduzir e reciclar são as palavras de ordem que compõem os famosos 3 Rs da sustentabilidade, e servem justamente para conscientizar as pessoas sobre o consumo e descarte consciente do lixo e alimentos.

Compostagem orgânica com restos de alimentos

Um dos destinos possíveis para o lixo orgânico produzido em sua casa consiste em realizar a compostagem orgânica com restos de alimentos. Essa atividade pode ser feita com restos de frutas, legumes, verduras e até mesmo com cascas de ovos. A compostagem orgânica traz muitos benefícios para o solo, fazendo com que ele fique mais forte, com mais nutrientes e com maior capacidade de reter a umidade.

O primeiro passo para fazer isso é separar as sobras de alimentos da sua cozinha. É importante que a compostagem orgânica seja composta por uma variedade considerável de alimentos. Porém, fique atento: itens como ossos, gordura, carne e produtos feitos com leite não podem ser utilizados em sua compostagem orgânica!

Após separar os materiais, é necessário procurar um recipiente para sua compostagem orgânica. Você pode utilizar uma simples lata de tinta ou até mesmo uma caixa de madeira ou pote de sorvete. Feita a sua escolha, perfure pequenos buracos que fiquem cerca de quatro centímetros longe um do outro. Isso permitirá que o ar entre no recipiente e o líquido produzido pelo lixo tenha saída livre.

Esse líquido, também chamado de chorume, também pode ser reutilizado na própria compostagem orgânica ou em plantas do seu jardim, desde que dissolvido em água. A sua pilha de compostagem orgânica deve ser feita com uma quantidade semelhante de itens úmidos e secos, garantindo o equilíbrio.

Após formar camadas com o material orgânico, deixe seu recipiente de compostagem em um lugar com muita luz solar e o mexa a cada duas semanas, sempre acrescentando lixo e água. A compostagem orgânica pode levar até três meses para ficar pronta. Assim que ela apresentar um tom castanho escuro, uma textura leve e granulada e tiver um cheiro forte de terra fresca, você pode utilizá-la em seu jardim ou horta doméstica.

Imagem: terra24 / iStock / Getty Images Plus

Fonte: http://www.hortamania.com