Uma planta de fácil cuidado e que vai embelezar a sua casa
Ter plantas dentro de casa traz muitos benefícios. Além de embelezar e trazer alegria aos ambientes, as plantas também ajudam a purificar o ar. Um estudo antigo, divulgado pela Nasa, afirma que plantas como hera, lírio da paz e bambu são capazes de filtrar odores de produtos químicos como benzeno, tricloroetileno e formaldeído das estações espaciais.
Mas, além dessas plantas, será que os cactos também conseguem cumprir essa função de purificadores do ar? A resposta é sim.
Na verdade, qualquer planta doméstica tem a capacidade de melhorar a qualidade do ar de um ambiente doméstico. Até mesmo os “espinhudos” cactos.
E se você é do tipo que não tem muito tempo para regar as plantas, os cactos são perfeitos. Como são plantas que exigem pouca manutenção, eles quase sempre prosperam em qualquer lugar, nas mais diversas luminosidades. Mas isso não significa que esta planta não mereça cuidados: os cactos, como qualquer outra plantinha, precisa de amor, carinho e doses certas de rega. Outra vantagem desta planta é que ela não precisa de poda!
Como cuidar do cacto?
Se você deseja que seu cacto dure muitos anos (e talvez até floresça, dependendo da espécie), faça o possível para imitar as condições do deserto – o ambiente preferido dele.
Como é uma planta de clima quente, nos meses mais frios, coloque-o em algum lugar seco e mantenha a rega a cada quinze dias, mais ou menos. A água pode ser reduzida neste período porque os cactos “dormem” nesta época do ano. Nos meses de primavera e verão, tire-o da dormência, dando-lhe mais luz e água uma vez por semana, aproximadamente. Se você tiver sorte, o seu cacto poderá viver até 10 anos!
O cacto pode ser cultivado em vasos pequenos, porque ele tem uma característica interessante de se adaptar aos espaços, ou seja, ele cresce de acordo com o tamanho do vaso. Só observe se o vaso escolhido tem boa drenagem – que são aqueles furinhos no fundo – pois isso facilita a drenagem da água e impede que o seu cacto morra “afogado”.
O vaso pode ser preenchido com um substrato próprio para cactos, misturado com terra e areia. Após colocar a planta, preencha a superfície com pedrinhas ou cascalho.