Aumentar o número de clientes, sem dúvidas, é um dos maiores objetivos de qualquer negócio, e na construção civil não poderia ser diferente.
Com uma grande quantidade de concorrentes e a facilidade que os clientes encontram de procurar por outras opções, os profissionais têm se preocupado cada vez mais em se destacar para conquistar e fidelizar quem procura por esse tipo de serviço.
No artigo de hoje, daremos dicas essenciais de práticas que podem ajudar na tarefa de conquistar clientes na construção civil. Confira!
Preze sempre pelo bom atendimento
Essa é uma das práticas mais importantes, pois um bom atendimento realmente faz toda a diferença. Não trate o cliente apenas como um número, pelo contrário, mostre a ele que você realmente se importa com seus desejos e necessidades e que leva em consideração suas possibilidades econômicas. Sempre que possível, ofereça propostas personalizadas e que realmente atendam a esses pontos.
Quando o cliente se sente bem com o atendimento, dificilmente surgem problemas durante a obra, pois ele vai informar quando não estiver de acordo com algo. Além de atender bem, demonstre que está disponível para conversar sobre o projeto, seja por e-mail, telefone ou redes sociais. Isso passa confiança e demonstra que você é um bom profissional.
Quando tudo estiver pronto, preste atenção também ao pós-venda e mantenha uma relação próxima e cordial com o cliente. Lembre-se de que muitas vezes a contratação é feita por meio de indicações. Se você tiver se saído bem no atendimento, no serviço e no pós-venda, certamente o cliente indicará seus serviços para amigos e familiares.
Demonstre que tem responsabilidade
Todos nós precisamos contratar serviços em algum momento. Quando você percebe que sua necessidade será suprida por uma empresa ou um profissional que tem responsabilidade e comprometimento, se sente mais satisfeito e seguro, certo? É esse mesmo sentimento que você deve transmitir aos seus clientes.
Siga o cronograma, cumpra os prazos que forem estipulados, dê um retorno sobre o progresso da obra regularmente e, quando tiver algum imprevisto, notifique, deixando claro que você tem a competência necessária para resolvê-lo.
Esteja compromissado com a obra
Não basta parecer comprometido, é preciso realmente se dedicar ao projeto e dar o melhor de si. Não se engane: o cliente sabe quando você é esforçado e quando é apenas “papo”. Lembre-se de que um trabalho bem-feito pode te render muitos outros. Para conseguir atingir e até superar as expectativas, mantenha-se atualizado e busque por qualificação e especialização constantemente.
Escolha os materiais utilizados com atenção
Comprar materiais certos e de boa qualidade é o que vai assegurar a satisfação de seu cliente a longo prazo. Afinal, não adianta entregar a obra no prazo, fazê-la com todo o esforço, se em poucos meses começarem a surgir problemas, como infiltrações, rachaduras e vazamentos. Sendo assim, ainda que isso demande mais tempo e dedicação, pesquise sobre os materiais, verifique a qualidade que eles têm e invista em bons produtos.
Normalmente, ações simples impedem grandes problemas, como no caso da infiltração, em que a compra de uma boa lona já previne a situação e impede que sua credibilidade e reputação sejam afetadas por opiniões negativas sobre seu trabalho.
Tenha sempre bons parceiros de trabalho
Você não fará o trabalho sozinho, certo? Outros profissionais estarão envolvidos nos projetos. Dessa forma, escolher com quem você trabalha é uma tarefa que precisa de muita cautela. O trabalho e a postura de toda a equipe impactam na forma como o cliente vê o seu serviço. Ainda mais porque é você quem escolhe esse time.
Dificilmente o cliente vai separar a sua imagem e a da sua equipe e, caso ele fique insatisfeito com o trabalho de seus ajudantes, também ficará insatisfeito com o seu. E isso vai interferir em possíveis indicações a novos clientes.
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