Você sabia que no Brasil os estados que mais produzem morango são São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais? Pois é, e o cultivo do morango é um dos mais exigentes, uma vez que é uma planta muito sensível às variáveis ambientais. Nesse sentido, os cultivos tradicionais têm migrado para modelos mais protegidos, que são os cultivos em estufas agrícolas.
Fornecimento do produto o ano todo
Os melhores meses para colheita do morango é de agosto a dezembro. No entanto, com cultivo protegido é possível estender esse período.
Maior ergonomia de trabalho
O cultivo longe do solo, em bancadas, proporciona facilidade no manejo e na colheita dos frutos, uma vez que os funcionários não precisam trabalhar agachados.
Rápido retorno de investimento
O retorno do investimento é rápido, com boa rentabilidade quando o sistema é manejado corretamente.
Microclima adequado
Estufas agrícolas proporcionam um microclima que pode ser ajustado para se tornar o mais próximo do ideal para o cultivo de morangos. Por exemplo, a ventilação não pode ser totalmente quebrada pela estufa, pois irá acarretar em problemas fitossanitários.
Efeito guarda-chuva
Chuvas, ventos e granizos são vilões dos cultivos, podendo danificar os morangueiros e reduzir seu crescimento. A estufa protege os morangos destas intempéries através da cobertura plástica, anulando as perdas por esses agentes.
Sem rotação de culturas
Diferente do cultivo tradicional, com uso do solo, no cultivo em sistemas protegidos não há necessidade dessa prática, otimizando o uso da área para cultivo de morangos.
Mais qualidade
Morangos maiores e de melhor qualidade são obtidos em sistemas protegidos, aumentando o tempo de prateleira do produto.
Melhor uso da área
O cultivo de morango em estufa pode ser de modo vertical ou horizontal. Em especial no modo verticalé possível inserir duas a três vezes mais plantas por área.
Alimento limpo
O sistema de cultivo facilita a adoção de princípios de segurança dos alimentos, possibilitando maior aceitação dos morangos pelos consumidores.
Menos agrotóxicos
A estufa reduz o risco de pragas e doenças no cultivo, assim, o uso de agrotóxicos pode ser reduzido ou até mesmo dispensado com boas práticas de manejo.