Broto é o nome de uma fase dos legumes e vegetais que também pode ser ingerida e possui inúmeros nutrientes. O que pouca gente sabe é que há várias opções de brotos comestíveis, das mais diversas hortaliças!
Outra vantagem é que é muito fácil incluí-los na alimentação, dando mais sabor e uma cara nova para receitas conhecidas.
Quando são produzidos em casa, o consumo de brotos torna-se ainda mais acessível. Eles podem ser adicionados em vários tipos de refeições e, quando são armazenados corretamente na geladeira, duram por até 10 dias.
Neste post explicamos mais sobre os brotos comestíveis, quais as formas de produzi-los em casa e fornecemos dicas para utilizá-los em pratos e receitas. Confira!
Formas de cultivar brotos
A germinação das sementes pode ser feita em vidros, suspensas em sacos de pano (o tecido deve ser permeável) ou em kits apropriados para cultivo de brotos, a base d’água.
No caso dos vidros, a escolha dos grãos, inclinação do recipiente após o primeiro enxague e tempo de germinação das espécies merecem bastante atenção.
É preciso deixar as sementes de molho, enxaguar, lavar, deixar escorrer, lavar e esperar! O processo é cuidadoso, mas bastante satisfatório. Portanto, pesquise bastante antes de iniciar o processo para fazer o cultivo corretamente.
Após a colheita, o brotos podem ser consumidos de diferentes formas. Lembre-se que eles são altamente nutritivos e podem ser armazenados na geladeira. Mas, como todo legume ou hortaliça, deve ser consumido rapidamente para evitar que estrague.
Eles podem ser adicionados em torradas, acima de patês ou geleias ou como complemento no recheio de sanduíches naturais.
Além das saladas de hortaliças, os brotos podem dar um sabor especial para saladas com frutas. Algumas sugestões:
1) brotos de semente de girassol e mamão;
2) broto de feijão e manga;
3) brotos de agrião com abacaxi.
Outros itens também podem ser incluídos e ficam a critério do seu paladar e hábitos alimentares. Com a adição dos brotos, molhos para macarrão ou outras massas também ganham um toque especial, tanto no sabor quanto na apresentação dos pratos.
Brotos ou microverdes?
Os microverdes, também conhecidos como microgreens, são plantas recém-nascidas, mas que já passaram da fase do broto. Neste post explicamos mais sobre como cultivá-los em casa.
Apesar da diferença entre as fases, é muito comum que brotos e microverdes sejam entendidos como similares.
Os pacotes podem ser adquiridos individualmente, no kit de envelopes ou no kit de plantio completo, que inclui até as sementeiras.
Compre clicando aqui:
👉 Sementes de microverdes
👉 Kit completo para plantio de microverdes
Clique aqui e confira várias dicas de receitas com microverdes!
Inspire-se!
Cozinhar a própria comida proporciona mais autonomia para sua vida, além de experiências maravilhosas ao descobrir e combinar sabores.
Cultivar uma parte dos alimentos que você consome garante mais saúde para o seu corpo e também para o seu bolso!
Além de trazer mais variedade e frescor para seus pratos, cultivar temperos, hortaliças e até frutíferas de forma natural garante uma alimentação livre de conservantes e agrotóxicos, impactando na sua qualidade de vida.
Seja em casa ou apartamento, em espaços pequenos ou grandes, sempre há uma forma de plantar. Aqui no nosso blog temos dezenas de posts com dicas. Confira:
- 5 temperos essenciais para ter em casa
- Como fazer uma horta em apartamento?
- Calendário de plantio: veja o que plantar
- Pomar em vaso: 12 opções de frutíferas