Casca de banana pode ser um rico adubo orgânico

Casca de banana pode ser um rico adubo orgânico

A casca da banana é muitas vezes jogada no lixo, porém, este resíduo pode ser usado como um rico fertilizante orgânico.

Quando uma casca de banana vai para o lixo, sabia que está sendo desperdiçada uma importante fonte de nutrientes para as plantas?

A casca da banana possui alto teor de potássio, além de manganês e outros minerais como sódio, cálcio e ferro. Mais de 90% de uma casca é formada por matéria orgânica nutritiva, composta por lipídios, proteínas, fibras e carboidratos, elementos essenciais para as plantas.

O potássio, que é o mineral mais abundante na casca de banana, ajuda a transportar a água e os nutrientes entre as células da planta. Ele também ajuda a fortalecer o caule e protege as plantas contra doenças. É usado para auxiliar no processo de floração e acredita-se que seja capaz de melhorar a qualidade dos frutos das plantas.

Como usar a casca de banana na plantação?

As cascas de banana podem ser enterradas inteiras ou picadas, próximo de plantas que gostam de potássio (como árvores frutíferas, por exemplo).Ao enterrar as cascas inteiras elas demorarão para apodrecer e, com isso, liberam o potássio mais lentamente no solo. Outra vantagem em adicionar as cascas de banana diretamente ao solo é que isso também ajuda a afastar pulgões.

Mas se você quiser aproveitar a casca de banana como fertilizante, também é possível. Para isso, basta picar a casca de cinco a seis bananas em pedaços pequenos e levar para ferver com 1 litro de água por 15 minutos. Depois de frio, acrescente mais 1 litro de água e está pronto para o uso.

Para utilizar este fertilizante líquido, adicione 4 partes de água potável a cada parte do fertilizante (por exemplo: para 400 ml de água coloque 100 ml de fertilizante). Use esta mistura nas plantas uma vez por semana.

Como saber quando devo usar o potássio?

Uma dica importante é adicionar o potássio quando a planta estiver começando a florescer. Nesta fase é importante evitar a deficiência deste mineral, por isso, é indicado fornecer uma dose a mais de potássio nas plantas quando elas começarem a florescer. Só cuidado com os exageros: embora as plantas necessitem de uma boa dose de potássio durante o auge de sua fase de floração, elas não podem sofrer uma overdose.

O objetivo é apenas repor a quantidade de potássio que a planta consumiu. Um exagero nesse mineral pode causar um desequilíbrio de outros nutrientes, especialmente cálcio e magnésio.

Fonte: http://www.hortamania.com