O cultivo de coentro acontece em diversas regiões do Brasil, principalmente nas regiões do nordeste, onde as condições climáticas são extremamente favoráveis. Inúmeras são as possibilidades, seja em campo aberto ou em estufas, em canteiros, vasos ou no sistema hidropônico.
Nesta matéria compartilhamos informações técnicas, além de casos de sucesso com as variedades Muqueca e Verdão, por produtores de Alagoas e Pernambuco. Acompanhe:
Coentro em Hidroponia: redução na mão-de-obra e maior ergonomia
O sistema de cultivo do coentro em hidroponia vem crescendo por inúmeros motivos. Sem a necessidade de preparo de solo e capinas ao longo do ciclo, há melhor aproveitamento dos fertilizantes. O ambiente também reduz a incidência de doenças comuns ao cultivo em solo.
No sistema semi-hidropônico, os cultivos acontecem em canteiros, usando material inerte como substrato, sendo fundamental a irrigação diária, com solução nutritiva (fertilizantes solúveis). Atualmente são encontradas diferentes misturas e formulações específicas para uso na hidroponia, contendo todos os elementos essenciais.
Nutrição para um cultivo de qualidade
O coentro, assim como várias outras hortaliças, é exigente no fornecimento de nutrientes prontamente solúveis, dentro de um período de intenso crescimento vegetativo.
Na hidroponia, o plantio é feito em espuma fenólica, a qual fica sobre a bandeja. A espuma deve ser lavada para ajuste na acidez, mantendo pH de acordo com as faixas ideais de absorção de nutrientes pelas mudas.
Plantas melhores nutridas podem reduzir o ciclo em até 5 dias, antecipando colheitas e aumentando a produtividade.
Consulte um Engenheiro Agrônomo ou Técnico Agrícola da sua região para testar diferentes doses de adubos na sua produção. Um bom planejamento de adubação e manejo fitossanitário contribui para cultivos mais sustentáveis e rentáveis.
- Ao realizar a análise de solo é possível determinar a melhor adubação.
Há estudos que indicam que no cultivo em solo, além da adubação de base, as adubações de cobertura podem ser feitas de 20 em 20 dias, com aplicações de doses crescentes de esterco bovino (até 7,5L m²), proporcionando maior crescimento e rendimento de coentro, em sucessivas colheitas.
Saiba mais sobre as variedades
O Coentro Muqueca vem se destacando pelo vigor, rápida germinação e desenvolvimento em canteiros, principalmente em áreas de ciclos sequenciais.
- Planta muito rústica
- Folhas grandes, verde escuro brilhante
- Aroma intenso
- Ótimo rendimento para maçaria
Na hidroponia, a variedade se adaptou super bem pela rusticidade, segundo o produtor Luciano, que compartilha orgulhoso as imagens da sua produção.
Já o Coentro Verdão apresenta coloração mais marcante e possui ótima adaptação aos cultivos.
- Folhas com sabor agradável
- Boa resistência à altas temperaturas
- Boa tolerância a doenças do solo
- De fácil produção e ótimo rendimento
“Constatamos uma ótima sanidade, excelente germinação e espetacular desenvolvimento de plantas”, reforça produtor da Hidroverde.
Acompanhe outros conteúdos também nas nossas redes sociais Instagram e Facebook ou pelo nosso canal no Youtube.