Cultivar plantas em casa, sem dispor de terra, isso é possível? Com a hidroponia, sim. No sistema, a água é a responsável por levar os nutrientes até a planta.
A técnica é antiga. Em 1935, William Frederick Gericke, um pesquisador dos Estados Unidos, passou a estudar a nutrição das plantas e, ainda no ambiente laboratorial, deu início às pesquisas da hidroponia.
Muito comum no plantio de hortaliças em geral, a hidroponia também pode ser aplicada no cultivo de flores em casa ou, até mesmo, em apartamento e dar um toque especial à decoração do local.
O Laboratório de Hidroponia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) foi quem iniciou as pesquisas com plantas para interiores há mais de cinco anos e as intensificou devido ao grande sucesso obtido com várias espécies.
Como fazer um jardim hidropônico em casa
As plantas mais indicadas para esse processo são Samambaia, Palmeira, Coléus, Hera, Maranta, Cróton, Monstera, Comigo-ninguém-pode, Ficus, Cheflera, Filodendro e Espada-de-São-Jorge.
Além de poder fazer o plantio em qualquer lugar, seja dentro ou fora da sua casa, é possível dar aquela mãozinha ao meio ambiente, utilizando objetos reaproveitados, como por exemplo, um recipiente de vidro que você tenha. Evite usar recipientes em metal ou cobre, principalmente os não tratados, que podem reagir com os elementos químicos contidos nos fertilizantes e, ainda, podem enferrujar.
Para firmar as raízes, boas alternativas são argila expandida, pedrinhas ou pedregulhos. A argila expandida é especialmente indicada para a hidroponia, pois suas características facilitam a distribuição de água por todo o recipiente e favorecem a circulação de ar.
É sugerido optar pelo uso de uma solução fertilizante com fórmula especialmente desenvolvida para a hidrocultura, que pode ser encontrada em lojas especializadas em jardinagem.
Alguns cuidados
Para conseguir sucesso no cultivo hidropônico, é preciso atentar-se em manter o nível correto da solução água + fertilizante. Há disponível no mercado vasos desenvolvidos para este fim, que possuem um marcador para indicar o nível mínimo e máximo a ser colocado. O marcador também pode ser comprado separadamente e adaptado a outros vasos.
Benefícios de um ambiente decorado com plantas
Durante 20 anos, enquanto foi pesquisador da NASA, Bill Wolverton desenvolveu pesquisas em busca de maneiras de manter o ar dentro da nave espacial limpo e achou nas plantas de interiores os filtros mais rápidos e eficientes dos poluentes comuns e perigosos. Esses poluentes incluem formaldeído, benzina, acetona e amoníaco. Entre as plantas mais eficientes está a Dracena e o Lírio.
As pesquisas mostraram que um quarto com plantas possui 50% a 60% menos bactérias e bolores transportados pelo ar do que um cômodo sem elas. Outro fator que contribui para isso é a não utilização do solo no cultivo, já que é através dele que chegam bolores e seres nocivos às plantas.
Para cultivar plantas de interiores é preciso antes conhecer o habitat delas, pois cada planta tem sua necessidade de luz, temperatura e umidade, de acordo com sua origem. A floração de muitas plantas, inclusive, é determinada pelas horas de luz do dia.
Vantagens da hidroponia
O cultivo de plantas hidropônicas demanda menor espaço e pode ser feito em qualquer local (você usará 20% menos espaço com a aplicação da técnica).
Outro ponto positivo é a economia de água, cada vez mais necessária: a hidroponia usa 20 vezes menos água do que a jardinagem baseada no solo.
Soma-se a esses fatores não precisar fazer uso de pesticidas e nem ter preocupação sobre mudança de solo e capina. E ainda: o sistema permite cultivar ervas e vegetais que, do vaso, irão diretamente para a mesa, integrar a alimentação saudável da sua família.