Grande parte da população não tem o privilégio de contar com a área de quintais ou grandes espaços em suas casas ou apartamentos para a construção de uma horta. Muito em função desse motivo, muitas pessoas acabam desistindo de ter sua própria produção de hortaliças caseiras.
No entanto, atualmente existe uma técnica onde há possibilidade de se construir uma horta vertical ou horta suspensa. Trata-se de um método de jardinagem que permite ervas, hortaliças e plantas se desenvolverem verticalmente, sendo penduradas em suportes distantes do chão, como paredes e muros, ideal para pessoas que moram em apartamentos.
Elabore sua horta vertical
É essencial que durante o preparo inicial na hora de construir sua horta, seja levando em consideração alguns fatores que são imprescindíveis para que a planta cresça forte e saudável. Tenha convicção de que o local escolhido para realizar a edificação da estrutura que abrigará as mudas, seja arejado e receba iluminação solar. O ideal é que as hortaliças recebam luz solar pela manhã para não ressecar e superaquecer sua terra.
Faça também uma pesquisa sobre as espécies que pretende cultivar, pois, nem todas se adaptam com a mesma rotina de cuidado. Alguns tipos, por exemplo, necessitam de pelo menos 5 horas de sol, outras nem tanto. Algumas espécies podem ser plantadas juntas, outras por conterem raízes longas acabam sendo invasoras, então, o indicado é avaliar para escolher o ideal tipo de hortaliça.
Escolha vasos adequados
Escolher um recipiente adequado para sua planta fará toda diferença, pois o tamanho e o tipo de planta devem ser compatíveis para melhor desenvolvimento da muda. Existem diversos tipos de vasos unitários, feitos a partir de materiais, como: cerâmica, plástico, com revestimento de fibra sintética e até de metal.
Lembre-se de verificar se a estrutura que será posta para fixar as mudas na parede, suportará o peso dos vasos escolhidos, pois eles receberão grande quantidade de terra e estarão sendo regados com frequência, o que ocasionalmente fará o peso aumentar.
Portanto, existem hoje diversas alternativas para iniciar um projeto de horta doméstica, já que a intenção da técnica é que qualquer um possa ter sua horta particular. Assim, pequenas áreas e varandas ganham mais verde e se tornam charmosos minijardins, que além de serem benéficos com alimentos do cultivo de hortaliças, também oferecem um ambiente personalizado para relaxar, apreciar e deixar o estresse de lado.