O gengibre é um rizoma fácil de cultivar, que cresce bem rápido e pode ser utilizado de diferentes formas, seja na culinária, em saladas, molhos, sucos, chás e como planta ornamental, em vasos ou canteiros do jardim.
Neste artigo explicamos o passo a passo para plantar gengibre em vasos ou canteiros e garantir mais frescor no seu prato no dia a dia!
Como plantar gengibre?
O primeiro passo para começar o plantio é selecionar um pedaço de gengibre que aparente inchaço e que esteja com a pele firme. A cor deve ser próxima ao bege claro e não deve haver muitas rugas ou fissuras escuras.
Em seguida, deixe o gengibre submerso em água morna durante uma ou duas noites. Essa etapa facilitará a criação dos brotos para a germinação.
2 – Montagem do vaso
O gengibre é um rizoma que pode ser plantado dentro de casa, em canteiros ou em vasos.
Ao optar pelo plantio em vaso, escolha um recipiente que tenha entre 35 e 30 centímetros, aproximadamente. Faça uma camada de drenagem no fundo utilizando brita ou argila expandida.
O substrato para plantio pode ser feito com um mix de terra vegetal (duas partes) e areia de construção (uma parte). Assim, a terra fica mais soltinha e não forma torrões.
Depois de finalizar esta etapa, faça uma rega e verifique se a água escoa com facilidade pelos furos do vaso.
Para saber mais sobre a montagem ideal de vasos, clique aqui.
3 – Atenção à profundidade
Depois de preparar o vaso para o plantio, faça pequenos buracos com os dedos e coloque os rizomas de gengibre a cerca de 3 cm de profundidade, sempre com os botões para cima.
Em seguida, regue de forma que a terra fique úmida, mas sem encharcar.
Cubra com mais substrato, mas sem tapar complementarmente os botões, como está na segunda imagem abaixo.
4 – Local e iluminação
O vaso deverá ficar em um local bem iluminado, podendo até mesmo ter contato direto com a luz solar. Até a germinação ocorrer, mantenha a terra úmida, pulverizando água sempre que notar a terra da superfície seca.
5 – Colheita
Depois de um tempo os brotos do gengibre começam a aparecer! Eles estarão prontos para a colheita entre 7 a 12 meses, quando as folhas começarem a ficar amareladas.
Para colher, retire a planta com cuidado, separe as hastes dos rizomas e coloque-as para secar por um ou dois dias. Depois desse período, eles estão prontos para serem consumidos em saladas, chás, molhos e sucos.
Quando plantar gengibre?
Uma dúvida muito comum entre os cultivadores é qual o melhor período para plantar gengibre na horta.
Este rizoma aprecia climas tropicais e subtropicais, onde a temperatura não varie muito além de 17º a 35º C. E, por gostar de calor, é recomendado que o plantio seja realizado entre a primavera e o verão.
Gostou de aprender o passo a passo para plantar gengibre? Continue aprendendo com a gente aqui no blog, temos centenas de artigos com dicas para cultivar folhas, temperos e muito mais!