O sistema de reuso de água é um modo inteligente e sustentável de economizar os recursos hídricos. Dessa forma, é possível preservar o meio ambiente e evitando o desperdício.
Quando tratada e feita de forma adequada, a água da chuva permite o reuso para diversos fins. Inclusive, pode usá-la para: lavagem de pisos, carros, dar descarga em vasos sanitários, irrigação, entre muitas outras possibilidades. Essa atitude garante uma economia diária no consumo de água utilizado nas casas, hotéis e em qualquer outro estabelecimento.
A água de reuso é tratada por um processo de purificação e tratamento especializado. Este processo deve seguir padrões de qualidade estabelecidos pela legislação brasileira, usando para diversas finalidades, menos para o consumo humano.
Contudo, a água não pode ser armazenada de qualquer maneira, para evitar contaminações por sujeiras, microrganismos ou até mesmo larvas de insetos. Dessa forma, é possível evitar até sua deterioração, mantendo-a higienizada por muito tempo.
Como a água da chuva é tratada?
A água da chuva que corre pelas calhas do telhado é captada e conduzida até o pré-filtro, onde a sujeira, como galhos e folhas é retirada. Ao final desse processo inicial de filtragem, a água é destinada para o reservatório.
Do reservatório, a água é encaminhada para o filtro para que depois retorne para o reservatório já tratada, com a coloração feita pelo dissolvedor de pastilhas.
O reservatório deve passar por constantes processos de limpeza e manutenção. Assim, não apresentará problemas futuros que coloquem em risco a saúde dos moradores, evitando o surgimento do mosquito da dengue.
Mas, para que esse projeto seja realizado é necessário investimento e estruturação, para sua armazenagem e tratamento.
Reuso da água
Os benefícios da utilização da água de reuso são de ordem ambiental, social e até mesmo econômica do ponto de vista das empresas.
No meio ambiente, a solução impacta de forma positiva na redução de pressão sobre a captação de água bruta e preservação dos recursos hídricos.
Além disso, os benefícios sociais não podem ser deixados de lado, já que a cadeia produtiva ganha com a ampliação das oportunidades de negócios para empresas que oferecem serviços e melhorias da imagem da companhia para os seus clientes.