Como funciona uma estufa de plantas?

Como funciona uma estufa de plantas?

O que é uma estufa de plantas?

Uma estufa é uma estrutura que tem como objetivo absorver o calor proveniente do Sol e, mantê-lo condicionado em seu interior. A estufa de plantas, além de proteger a planta contra possíveis ameaças externas, mantém a temperatura interna controlada de acordo com a entrada de radiação solar.

Como funciona?

Ela é construída por materiais transparentes, que permitem a passagem de praticamente toda a radiação solar. Esta radiação aquece o solo da estufa e, sabemos que todo corpo aquecido emite radiação infravermelha. A radiação infravermelha aquece o ar das camadas inferiores da estufa, formando correntes de convecção (massas de ar quente sobe e massas de ar frio descem) que vão levar o ar quente para as camadas superiores da estufa, sendo que, este ar é impedido de se propagar para o ambiente externo. A radiação infravermelha também é impedida de se propagar para o ambiente externo pelas paredes da estufa.

Uma aplicação muito interessante da estufa é o Projeto Éden. Este projeto é um constituído por um centro ambiental em Cornwall, na Inglaterra, que é composto por estufas gigantes com plantas de toda a parte do mundo.

As estufas agrícolas são estruturas que normalmente são compostas de uma caixa que servem como fonte de calor e, tem o objetivo de acumular e conter o calor no seu interior, mantendo assim uma temperatura maior no seu interior que no exterior. Numa estufa agrícola, a fonte de calor é o Sol sendo assim, a energia que entra através da radiação solar, aquece o ambiente interno e não se perdem as correntes de calor.

Normalmente as estufas são utilizadas para o cultivo de plantas, árvores e etc.

Benefícios.

As estufas agrícolas têm vários benefícios como:

  • Proteger as plantas impedindo a infestação de pragas como borboletas, besouros, gafanhotos e outros insetos que possam destruir as plantas;
  • Serve também para impedir que os ventos constantes entrem, não atrasando o desenvolvimento das mesmas;
  • Permite a entrada de luz de maneira controlada, fazendo com que a estufa funcione como uma maternidade para as plantas;
  • As plantas não sofrem com contato com as radiações solares, que poderia matar as plantas novas e os brotinhos;
  • Depois de ficarem na estufa vão para seu ambiente natural, então na estufa, as plantas criam mais resistência, podendo assim sobreviver ao seu ambiente natural;
  • Além de manter sempre a temperatura ideal para uma melhor floração e frutificação.

Como são feitas

As estufas agrícolas são adaptadas ao clima de regiões tropicais, tem uma fácil construção, sendo assim, não necessitando de mão-de-obra especializada e o material utilizado é facilmente encontrado nos comércios locais. Têm dimensões flexíveis para se adaptarem a qualquer necessidade. Sua largura pode ser de 5 ou 8 metros, mas o comprimento e a altura podem ser variáveis. Sua cobertura é feita de lonas que podem ser lonas anti raio UV ou difusora de luz.