Você certamente já ouviu falar na babosa! Essa planta com função fitoterápica possui mais de 300 espécies, mas a de maior valor comercial e mais conhecida é sem dúvidas a Aloe vera.
Neste post, vamos explicar melhor quais são os benefícios, principais características e como plantar babosa em vaso, do preparo do solo ao transplante da planta.
Usos e benefícios da babosa
Além de muito utilizada na área de cosméticos é também uma planta cheia de propriedades medicinais, pois é um ótimo bactericida, cicatrizante e tem capacidade para reidratar a pele e os cabelos.
A babosa é também usada como planta ornamental. Flores amarelas nascem de um longo pedúnculo que surge no centro das folhas grossas. Essas flores embelezam jardins e outras áreas abertas. O gel viscoso da planta ajuda a eliminar a dor quando aplicado sobre queimaduras.
Características
De origem africana, a babosa pertence à família das Liliaceae e é parecida com o cacto. Quando atinge a fase adulta, produz de 15 a 30 folhas por ano. Essas folhas são carnosas, firmes e quebradiças. Delas sai um líquido viscoso e bem macio.
É preciso ter cuidado para não se cortar ao manusear as folhas de babosa, pois elas possuem bordas cheias de espinhos. As folhas medem de 20 a 50 centímetros de comprimento quando maduras e possuem cerca de 8 centímetros de largura.
Como plantar babosa?
Agora que você já aprendeu sobre os benefícios, vamos aprender a plantar babosa em canteiros ou em vasos? Confira o passo a passo e veja nossas dicas de solo, regas e luminosidade.
1. Preparo do solo
O solo ideal para a babosa é o bem drenado, fofo e permeável. O ideal é uma mistura de 50% de areia média (de rio, lavada) e 50% de terra orgânica adubada com composto.
2. Escolha do vaso
Plantar babosa em vaso é fácil e a planta pode se desenvolver bem, desde que alguns cuidados sejam tomados. O vaso que recebê-la deve ser bem amplo pois o enraizamento, apesar de superficial, é extenso e precisa de um espaço considerável para crescer.
No entanto, a forma mais simples para gerar mudas é manter a espécie em um vaso apertado. Dessa maneira, para sobreviver, ela gerará “filhotes” que você deverá retirar e plantar em um vaso maior.
3. Rega
Plantas suculentas não gostam de encharcamento no solo, e por isso é utilizada areia média.
Verifique atentamente se seu vaso não irá reter água no interior. Isso apodreceria as raízes muito rapidamente.
4. Transplante da muda
Quando for realizar o transplante da muda de babosa para um vaso maior, deixe a planta sem água por uns 3 dias aproximadamente.
Dessa maneira ela conseguirá se recuperar dos traumas da troca de lugar e se fortalecerá para um novo ciclo refazendo as raízes quebradas.
5. Rega
A rega da planta é super simples e fácil: uma vez por semana. Basta pulverizar água pura. Nada além disso. Por se tratar de uma suculenta a planta armazena água em seu interior e por isso dispensa um número excessivo de regas.
Evite que sua planta receba chuvas constantes. Como citamos, a planta não necessita de muitas regas e esse excesso de água facilmente apodrecerá sua babosa.
6. Luminosidade
A babosa precisa de muito sol. Então se você deseja cultivar sua planta dentro de casa, escolha um local bem ensolarado, a beira de uma janela ou varanda. Esse espaço deverá receber pelo menos 8 horas de luz natural por dia.
Essa regra vale principalmente para quem mora em regiões muito frias. Durante o inverno rigoroso a planta até sobrevive num estado de dormência, mas congela e morre em temperaturas abaixo de 4°C.
Dica extra
Quando for realizar a troca de vaso da muda de babosa, cuide para que as folhas fiquem bem acima da terra. Folha de suculenta em contato direto com a terra apodrece. Por isso uma boa medida é cobrir a terra com seixos ou outro material de forração.
Aprendeu a plantar babosa, essa planta tão famosa por seus benefícios? Então, mãos à terra e bom plantio! 💚