Como Plantar Pitaya

Como Plantar Pitaya

Tudo sobre a pitaya

A pitaia, também conhecida como pitaya (fruto de escamas), é uma fruta de cacto natural de climas tropicais e subtropicais, que produz frutos diferentes, com aparência de Dragon Fruit (fruto do dragão), devido a sua semelhança aos míticos ovos de dragões.

A fruta é típica da região do México e muito consumida pelos asiáticos. A pitaya ganhou o gosto do brasileiro e faz sucesso em todo o país, sendo consumida in natura ou como creme congelado, grande concorrente do açaí.

No Brasil, as frutas mais vendidas são as com polpa rosada ou branca. A pitaya amarela, produzida na Colômbia, não se adapta bem ao país brasileiro.

Ela é resistente sendo uma ótima opção para quem está começando a praticar a agricultura orgânica. É muito versátil e pode ser plantada em qualquer lugar, seja em grandes canteiros, espaços abertos, em vasos domésticos e estruturas tipo samambaias.

Além disso, ela é uma fruta exótica, que possui diversos benefícios para a saúde por ser rica em gorduras e proteínas, sendo indicada para quem tem problema de digestão. Sem contar, que é ótima para o sistema imunológico, para quem tem diabetes e para quem deseja emagrecer.

Como plantar a pitaya

Como plantar a pitaya?

Em primeiro lugar, escolha um recipiente adequado para colocar as sementes. O vaso deve medir ao menos 40 cm de profundidade e possuir um diâmetro de uma palma e meio (no mínimo).

Cacos de telha ou cascalhos cobertos com uma fina camada de área no fundo do vaso ajuda a dar maior vazão a água.

Com o recipiente pronto, encha de terra e coloque algumas sementes no vaso com espaço de 2,5 cm entre cada uma, cobrindo com 2 cm de terra, depois regue até deixar a terra úmida, (se desejar, coloque um plástico filme sobre o vaso para ajudar a manter a umidade, estimulando as sementes).

Retire quando notar os primeiros brotos. Aliás, a germinação pode ocorrer em um intervalo de oito a quatorze dias.

Iluminação e cuidados com a pitaya

A pitaya deve ficar exposta ao sol de modo direto, mesmo que tenha sido plantada em casa, deixando-a na janela para que receba no mínimo 8 horas de sol ao dia.

Regue a planta duas vezes por semana, mantendo sempre o solo úmido (sem encharcar).
Lembrando, que é aconselhável deixar apenas 2 mudas por vaso, e ao alcançar 8 cm você deve manter a que melhor se desenvolveu, arrancando a outra.

Fertilização da pitaya

Use adubo orgânico, com cascas de ovo moído em volta do broto principal e adubos ricos em magnésio.

Essa planta produz flores durante a noite e é através delas que surgirão os frutos. Além disso, ela pode levar de 3 a 5 anos para gerar frutos, de modo que vale a pena manter mais de uma planta em casa para maior produção.

Colheita da pitaya

Ao colher a fruta, tenha em mente que após colhida ela não continua no processo de amadurecimento, sendo necessário muita atenção na hora de colher. Uma dica, se a fruta estiver vermelha ou rosa em tonalidades vibrantes, provavelmente estará pronta para a colheita.

Fonte: http://www.hortamania.com