Como plantar um Bonsai

Como plantar um Bonsai

Conhecidas por seus formatos delicados e variados, essas pequenas árvores dão um charme especial ao jardim.

Para os amantes da natureza, cultivar um bonsai pode se tornar um desafio e tanto por exigir um aprimoramento das técnicas de jardinagem, mas muito gratificante depois do seu desenvolvimento. Ao plantar um bonsai, ou seja, pequena árvore, desde a semente é preciso ter em mente de que esse tipo de cultivo exige muita paciência, já que demora pelo menos três anos até que se desenvolva.

Com uma manutenção formada por podas de raízes e copas, cuidados especiais nas fases de crescimento, floração e frutificação (se a árvore escolhida for frutífera), a técnica é mais do que a jardinagem de plantas comuns, os bonsais exigem um ritual de concentração, aprendizagem e desenvolvimento da paciência. Por isso, se você quer imergir nesse método que demanda uma dedicação de anos, preparamos algumas dicas que te ajudarão a ter uma experiência ainda mais imersiva. Confira:

Sementes

Para que o Bonsai se desenvolva bem, é preciso uma semente de qualidade e essa pode ser de qualquer árvore à sua volta ou comprada em uma loja. Engana-se aliás, quem pensa que existe uma semente específica para plantar bonsais, já que esses podem ser qualquer árvore, seja ela de origem grande ou pequena.

Há quem prefira coletar sementes de árvores específicas da região que mora para que o cultivo das mesmas seja mais aprimorado durante o outono. Porém, se for preciso o plantio fora da estação ou a planta não for de fácil adaptação ao clima local, é preciso realizar um processo chamado estratificação. Isso nada mais é do que condicionar as sementes a circunstâncias que melhorem sua qualidade antes de serem plantadas. Para saber exatamente o que fazer durante esse processo, é importante que estude a planta e seus cuidados adequados. Quem é iniciante na técnica de bonsai pode encontrar dificuldades para o cultivo das mudas, por isso, busque ajuda de um profissional capaz de te orientar.

O segredo principal

Dentre os principais segredos de cuidados básicos com o bonsai está o tipo de poda realizada – de estilização, raiz ou manutenção. Saber realizar corretamente cada uma é que o fará a diferença na hora de cultivar o bonsai. Por isso, fique atento na hora de realizar cada procedimento:

    Manutenção: Essa técnica consiste em aparar os galhos que crescem para fora do desenho da copa da árvore e estimular para que formem o bonsai. Essa poda simples tem o propósito apenas de eliminar os galhos que crescem rapidamente e pode ser realizada nas fases de maior crescimento da árvore, geralmente nas estações quentes.

    Estilização: Para definir o estilo da árvore é preciso ter um pouco mais de conhecimento do que a poda de manutenção. Isso porque, é a partir desse corte que você irá definir o estilo que a árvore irá tomar, ou seja, se será um bonsai acer, formal vertical, inclinado, cascata, etc.

    Raiz: Uma poda muito característica do Bonsai é a das raízes, normalmente feita junto com a mudança de vaso, de acordo com seu crescimento e espécie. Por isso, para esse processo, remova a terra enquanto retira a árvore do vaso e apare as raízes laterais para que o crescimento seja um pouco mais lento e o bonsai permaneça mini por mais tempo. Depois do ajuste da raiz, replante a árvore e espere para a próxima poda.

Adubação do Bonsai

Como plantar um bonsai com um bom solo? Para uma perfeita adubação, é importante que haja um equilíbrio de Nitrogênio, responsável pelo crescimento de folhas e caule; Potássio, que desenvolve frutos e flores; e Fósforo, ideal para o fortalecimento da raiz.

Fique atento às necessidades do seu bonsai e em qual estado de cultivo ele se encontra. Durante o crescimento, priorize a utilização do Nitrogênio para que se desenvolva mais forte e mais rápido. Já no verão, tente manter a concentração de Nitrogênio, Potássio e Fósforo equilibrada e no inverno, utilize mais Fósforo do que os demais.

Se achar que a técnica demanda muito esforço ou tempo, você pode optar por um bonsai artificial também. Desta forma, enfeitará a casa ou o jardim e dará mais beleza ao local!

Fonte: http://www.hortamania.com