Desde muitos anos, homens têm feito uso de plantas medicinais para tratar os mais diversos tipos de doenças, um costume antigo que até hoje é praticado.
De fato, algumas espécies realmente fazem bem e garantem verdadeiros efeitos benéficos para a saúde. As plantas medicinais são úteis na manutenção da qualidade de vida e saúde, pois possuem substâncias bio-ativas com propriedades terapêuticas.
Há uma variedade gigante de plantas medicinais espalhadas pelo mundo inteiro com a intenção de tratar doenças.
Mas, é importante ficar atento, pois nem tudo o que é natural é bom. Muitas plantas precisam de recursos químicos para se defender e afastar predadores ou até mesmo receber óleos para atrair aves para a polinização. E essas substâncias podem provocar danos sérios ao ser humano.
Um detalhe importante é a diferença entre as plantas medicinais e fitoterápicas. Os fitoterápicos são remédios, que passam por rigorosa avaliação de segurança e eficácia, diferente das folhas que nem sempre precisam.
Conheça alguma das plantas medicinais e cultive em sua casa:
Alecrim
Erva rica em óleos essenciais e muito utilizada no preparo de compressas. Seu efeito alivia hematomas e contusões, além de diminuir dores reumáticas e articulares.
Seus principais ativos podem até mesmo combater enxaquecas, lapsos de memória e baixa imunidade.
Agrião
Ideal para tratamento das bronquites crônicas, por ser um anti-inflamatório natural das vias respiratórias. Além de possuir poder diurético, melhorar a digestão, tosse, e tratar gengivites, aftas e acne.
Canela
Opção para quem sofre com cólicas menstruais e gastrointestinais. Ele é capaz de combater problemas de gases, má digestão e inflamações.
Coentro
Essa planta ajuda no melhor funcionamento e alívio das cólicas estomacais, que ajudam a mucosa do intestino e do estômago a ficarem bem protegidas. Além de ser bom para controlar a ansiedade.
Alfazema
Sofre com falta de apetite e insônia? A Alfazema combate esses sintomas, além de ser benéfica para quem sofre de cistite e inflamação na bexiga, bronquite, tosse, queimaduras e conjuntivite.
Alho
Rico em vitaminas A, C, B1 e B2 e fonte de minerais como iodo e enxofre. Ideal para reduzir o colesterol alto, atuando como anti-séptico natural. Seu consumo aumenta a imunidade e alivia problemas circulatórios.
Carqueja
Ótima opção para aumentar a produção de bile, contribuindo na redução da taxa de açúcar no sangue, com propriedades antiúlcera e anti-inflamatórias.
Erva-cidreira
Um chá excelente que combate gases e cólicas, além de ser relaxante natural e possuir poder analgésico e antiespasmódico e combatente de herpes labial.
Alcaçuz
Indicado para coceira na garganta nas crises de tosse por ser anti-inflamatório e antisséptico. Utilizado no combate de diversos problemas pulmonares, como bronquite, artrite e reações alérgicas.
Babosa
A babosa possui função anti-séptica e ajuda na cicatrização de feridas, além de ser uma aliada no combate de caspa, piolhos e lêndeas.
Camomila
Ela diminui cólica e agi como anti-inflamatório natural, ajudando a pele a se manter hidratada. Além de ser utilizada como tônico digestivo.
Eucalipto
O queridinho dos pulmões! A inalação dos vapores do eucalipto ajuda na respiração, além de dilatar os brônquios, facilitando a saída do catarro.
Seu chá abaixa a febre e combate dores de ciática e gota, servindo até como repelente.