Conhecida também como guaiabilha; guayabilla e sundrop, é uma árvore pequena com 2-3,5 m de altura, de copa baixa e muito ramificada, nativa do oeste da Colômbia. Folhas subcoriáceas, glabras, lustrosas, de 5-12 cm de comprimento, com pecíolo curto e nervuras impressas na face superior. Flores andróginas, solitárias ou em fascículos de 2-4, axilares e terminais, pedunculadas, formadas 3-4 vezes por ano.
Frutos globoso-achatados, de casca fina e alaranjada, brilhante, com polpa espessa e suculenta, de sabor ácido e muito aromática, contendo várias sementes que se separam facilmente da polpa; a maturação ocorre 3-4 vezes no ano, principalmente no verão. Tem grande semelhança com araçá-boi.
Usos
É uma frutífera cultivada por colecionadores de frutas em todas as Américas, principalmente no Brasil, Equador e Eua. Os frutos são consumidos in natura na forma de sucos (de excelente qualidade), além de doces e geleias.
Propagação
Feita por sementes, desenvolvendo-se bem em clima tropicais e subtropicais, a meia sombra em solos férteis. Frutifica em 3-4 anos.
Curiosa esta rara fruta né?!
Ficamos com vontade de experimentar, e vocês? 🙂
Fonte – Livro Frutas no Brasil, Nativas e Exóticas (de consumo in natura)