Conheça os 3 tipos de plantas hidropônicas mais comuns

Conheça os 3 tipos de plantas hidropônicas mais comuns

Ao comprar uma verdura, a maioria dos consumidores tem dúvidas a respeito da variedade, sendo que muitos acabam optando simplesmente pela oferta mais barata sem levar em conta suas diferenças. As plantas hidropônicas são cultivadas em uma estufa, sendo que sua principal característica é a ausência de solo: as raízes ficam submersas em um sistema de irrigação com nutrientes diluídos em água.

As plantas hidropônicas recebem diariamente nutrientes balanceados por meio de um sistema de irrigação contínua que escoa por canos que chegam até elas. O sistema cíclico é fechado, e tudo é totalmente controlado, com o mínimo de uso de agrotóxicos.

Espécies de hidropônicas mais comuns

As plantas hidropônicas são uma opção para locais onde há um solo poluído ou danificado a ponto de se tornar incapaz de abrigar um cultivo saudável. Esta é também uma forma de obter um produto mais saudável e controlado. Mesmo com a utilização quase nula de agrotóxicos, uma planta hidropônica não é considerada orgânica — que precisa receber um certificado de sua origem.

De modo geral, as espécies de plantas hidropônicas mais comuns são:

Alface

Esta verdura tem uma fácil adaptação ao sistema hidropônico, já que possui um sistema radicular pequeno. Essa característica permite um cultivo de alta densidade, fazendo com que uma região mais compacta possa criar muitas mudas sem dificultar seu desenvolvimento. A alface hidropônica pode até mesmo ser cultivada de forma caseira, em sacadas, varandas ou quintais, sem prejudicar seu crescimento e qualidade.

Tomates

O tomate tem um sistema radicular maior e mais invasivo, requerendo um espaço maior para seu cultivo para não perder sua qualidade de desenvolvimento. Tudo porque a forma agressiva com que o sistema radicular se expande pode bloquear a passagem de nutrientes.

Morango

Os morangos têm uma adaptação muito boa com o sistema hidropônico, por possuir um sistema radicular menor. O morango é muito delicado, podendo absorver uma grande quantidade de agrotóxicos e ter dificuldade de se adaptar em outras estações do ano. Com a técnica hidropônica, porém, é possível ter morangos mais saudáveis e sem o uso de qualquer toxina.

Imagem: Leonidovich / iStock / Getty Images Plus

Fonte: http://www.hortamania.com