Nos últimos tempos, tem havido um crescimento notável no estilo de alimentação das pessoas no mundo. Muitas estão optando pela alimentação vegana, buscando por saúde e bem-estar, adotando a eliminação do consumo de toda origem animal.
O termo veganismo ainda traz muitas dúvidas e desconfianças. Para muitos, adotar esse estilo de vida é aderir uma restrição alimentar, sendo um desafio muito difícil de ser seguido. Inclusive, há quem considere os praticantes “pessoas diferentes” por aplicarem o propósito de origem zero animal.
No entanto, essa prática tem se tornado comum ao longo dos anos. Inclusive, no Reino Unido, o número de veganos aumentou 360 % nos últimos 10 anos. Para atender essa grande demanda, empresas voltadas para o novo mercado têm aberto suas portas, oferecendo inúmeras opções de alimentação vegana.
No Brasil, houve grande crescimento nos últimos dois anos, surgindo um movimento crescente de consumidores aderindo a nova dieta. Hoje, os mercados oferecem além dos produtos light e diet, alimentos sem glúten, sem lactose, veganos e vegetarianos, conquistando cada dia mais espaço nos supermercados e restaurantes.
O que antes parecia ser um hábito diferente, tem se tornado uma prática totalmente saudável. Além disso, o conceito tenta cada vez mais ensinar e incluir nas refeições, a substituição de carne e outros derivados de animais por opções de alimentos veganos.
Contudo, não é só isso! O conceito traz diversos benefícios para quem deseja aderir ao estilo de vida. Conheça as vantagens:
Previne inúmeras doenças
Esse tipo de dieta pode prevenir diversas doenças como alergias, obesidade, diabetes, doenças cardíacas e muitas outras causadas por produtos de origem animal. Estudos confirmam ainda, que o consumo de produtos enlatados e carnes animais podem aumentar o risco de alguns tipos de câncer, principalmente, o câncer de intestino.
A alimentação vegana ajuda a perder peso
Adotar alimentos veganos na dieta pode ajudar de forma significativa na perda de peso. Nessa alimentação não há o consumo das gorduras contidas nas carnes, leites e derivados. Consequentemente, ao tirar toda origem animal do cardápio, você passa a ingerir mais alimentos ricos em fibras que proporcionam maior saciedade.
Alimentos veganos possuem menor custo
Os alimentos veganos possuem um preço inferior aos produtos animais, já que o preço da carne, dos derivados de leite e etc, são altíssimos. Alimentos como frutas, cereais e hortaliças são mais baratos, principalmente, se estiverem em época de safra.
Proteção aos animais e ao meio ambiente
O veganismo está ligado, principalmente, a proteção aos animais e ao meio ambiente. Por isso, quem adere a dieta deixa de consumir produtos de origem animal, contribuindo na diminuição da extinção dos mesmos. Além disso, o não consumo evita o desmatamento causado pelas pastagens e o autoconsumo de água.