Estima-se que exista em torno de 70 espécies de hortênsia. Selecionamos quatro que se destacam pela beleza e raridade. Confira!
Se você busca uma flor bonita, resistente e que se adapta bem às mais variadas temperaturas, a hortênsia (Hydrangea macrophylla) é uma boa opção.
Embora pareça que o cultivo desta flor exija muita manutenção, com as condições e os cuidados corretos, você verá que as hortênsias são realmente fáceis de cultivar. Elas só precisam de água e solo fértil para crescerem lindas e vistosas.
O melhor solo para elas é aquele que seja abundante em material orgânico e com boa drenagem. As hortênsias gostam de solo úmido, mas não encharcado – que pode causar a podridão das raízes.
A melhor estação para plantar hortênsias é o outono, seguido pelo início da primavera e a melhor hora do dia para plantar é pela manhã, bem cedo, ou no final da tarde, quando não há sol forte. Na fase do plantio é importante manter as mudas novas bem regadas até que elas se estabeleçam bem.
Conheça a seguir quatro espécies dessa flor, suas principais características e diferenças:
- Hortênsia Quercifolia
É uma espécie nativa da América do Norte, e se caracteriza pelas flores de cor branca, meio rosadas e a sua floração ocorre sempre entre os meses de julho e setembro.
- Hydrangea macrophylla
Flor símbolo do município de Gramado, na serra gaúcha, esta é a espécie mais comum no Brasil. Seus lindos buquês podem ter a cor azul, lilás e rosa, que varia de acordo com o pH do substrato. Solos mais ácidos produzem flores mais azuis, enquanto que os mais alcalinos resultam em flores mais puxadas para o rosa. Ela não necessita de muita poda, retirar os galhos mortos já é suficiente para que ela se mantenha vistosa.
- Hortênsia “Miss Saori”
É uma variedade de hortênsia fascinante, com folhagem que varia de verde escuro a roxo, com lindas flores de tonalidade branca com as bordas rosadas. Esta espécie é originária do Japão, onde foi criada por Ryoji Irie, que nomeou a hortênsia em homenagem a sua esposa.
A flor já ganhou vários prêmios na Europa, incluindo a edição de 2014 do Chelsea Flower Show – uma importante exposição de flores realizada em Chelsea, na Inglaterra.
- Hydrangea aspera
Também conhecida como hortênsia do Himalaia, por ser nativa de uma região entre o Himalaia, no sul da China, e Taiwan.
Suas flores são formadas em grandes pedúnculos, que surgem no final do verão, e apresentam tons de cores variando de azul claro a rosa, cercadas por floretes estéreis em tons que variam entre lilás e rosa claro.