Cores dos alimentos: o que elas trazem de melhorias para o organismo?

Cores dos alimentos: o que elas trazem de melhorias para o organismo?

Coloque mais cores em seu prato na próxima refeição! Quanto mais colorido e recheado de diversidades nutricionais, mais completo ele estará.

As cores nos alimentos auxiliam e protegem as células contra a ação dos radicais livres, já que cada alimento oferece diferentes tipos de antioxidantes.

A cor do alimento representa uma predominância do nutriente ativo, relacionada a algumas vitaminas e fitoquímicos, isto é, princípios ativos contidos nos alimentos capazes de trazer benefícios e prevenções de doenças, como as cardiovasculares e o câncer.

Para isso, é essencial que se atinja o mínimo de três a quatro cores diferentes nas principais refeições, que são: café da manhã, almoço e jantar.

Uma dica: evite a monotonia da coloração, caso tenha escolhido uma folha verde escura, não há necessidade de consumir outro alimento daquela mesma cor. Ao final, certifique-se que o prato esteja bem colorido e com bastante nutrientes para sua saúde.

Os pigmentos que dão cor a cada alimento como verde, vermelho, laranja, roxo, branco e marrom são denominadas substâncias bioativas, que trazem benefícios à saúde da mesma forma que as vitamina e os minerais neles presentes.

Esse combo bem associado e colocado em prática pode possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti envelhecimento precoce e prevenção de doenças como gripe e anemia.

Conheça as cores com suas propriedades e indicações:

Verde: Limpeza

O pigmento responsável nestes alimentos é a clorofila, considerada um importante energético celular. Ela desintoxica as células, impossibilita os radicais livres, cuida do cabelo e da pele e impede que o organismo absorva substâncias químicas.

Vermelho: Disposição

Indicados contra depressão, cansaço, ou falta de desejo sexual. A cor vermelha, proveniente do licopeno, aparece associado à vitamina C, formando uma dupla com o efeito antioxidante que, entre vários benefícios, previne o câncer e colabora para o tratamento do estresse.

Laranja ou amarelo: Reforço

São ricos em betacaroteno, essencial para a manutenção dos tecidos e cabelos. Ricos em vitamina C, participam da ação do colágeno e possuem ação antioxidante contra os radicais livres. Essa pigmentação também ajuda na visão e fortalece o sistema de defesa.

Alguns desses alimentos podem prevenir o câncer de mama.

Roxo ou preto: Vitalidade

Contêm antocianina, pigmento ligado à vitamina B1.

Os alimentos desta cor retardam o envelhecimento, neutralizam as substâncias cancerígenas antes que elas alterem o código genético, e auxiliam o sistema nervoso, favorecendo a circulação e protegendo o coração.

Branco: Fortalecimento

Ricos em potássio e cálcio, são nutrientes significativos para a manutenção dos dentes e ossos. Favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são importantes para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Marrom: Regulador

São ricos em fibras, o que ajuda no bom funcionamento do intestino com vitaminas do complexo B e carboidratos completos. Possui efeitos antioxidantes e combatem a ansiedade e a depressão.

Cultivar alface em casa é uma alternativa bem viável para quem procura alimentos orgânicos. Plantar em casa essa folha pode ser mais fácil do que você imagina! Agora se você…

Você sabe a diferença que existe entre agroecológicos e alimentos orgânicos? Para alguns, eles são a mesma coisa, e muitos ainda acreditam que os dois se tratam de produtos naturais….

Nos últimos tempos, tem havido um crescimento notável no estilo de alimentação das pessoas no mundo. Muitas estão optando pela alimentação vegana, buscando por saúde e bem-estar, adotando a eliminação…
Fonte: http://www.hortamania.com