Coloque mais cores em seu prato na próxima refeição! Quanto mais colorido e recheado de diversidades nutricionais, mais completo ele estará.
As cores nos alimentos auxiliam e protegem as células contra a ação dos radicais livres, já que cada alimento oferece diferentes tipos de antioxidantes.
A cor do alimento representa uma predominância do nutriente ativo, relacionada a algumas vitaminas e fitoquímicos, isto é, princípios ativos contidos nos alimentos capazes de trazer benefícios e prevenções de doenças, como as cardiovasculares e o câncer.
Para isso, é essencial que se atinja o mínimo de três a quatro cores diferentes nas principais refeições, que são: café da manhã, almoço e jantar.
Uma dica: evite a monotonia da coloração, caso tenha escolhido uma folha verde escura, não há necessidade de consumir outro alimento daquela mesma cor. Ao final, certifique-se que o prato esteja bem colorido e com bastante nutrientes para sua saúde.
Os pigmentos que dão cor a cada alimento como verde, vermelho, laranja, roxo, branco e marrom são denominadas substâncias bioativas, que trazem benefícios à saúde da mesma forma que as vitamina e os minerais neles presentes.
Esse combo bem associado e colocado em prática pode possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti envelhecimento precoce e prevenção de doenças como gripe e anemia.
Conheça as cores com suas propriedades e indicações:
Verde: Limpeza
O pigmento responsável nestes alimentos é a clorofila, considerada um importante energético celular. Ela desintoxica as células, impossibilita os radicais livres, cuida do cabelo e da pele e impede que o organismo absorva substâncias químicas.
Vermelho: Disposição
Indicados contra depressão, cansaço, ou falta de desejo sexual. A cor vermelha, proveniente do licopeno, aparece associado à vitamina C, formando uma dupla com o efeito antioxidante que, entre vários benefícios, previne o câncer e colabora para o tratamento do estresse.
Laranja ou amarelo: Reforço
São ricos em betacaroteno, essencial para a manutenção dos tecidos e cabelos. Ricos em vitamina C, participam da ação do colágeno e possuem ação antioxidante contra os radicais livres. Essa pigmentação também ajuda na visão e fortalece o sistema de defesa.
Alguns desses alimentos podem prevenir o câncer de mama.
Roxo ou preto: Vitalidade
Contêm antocianina, pigmento ligado à vitamina B1.
Os alimentos desta cor retardam o envelhecimento, neutralizam as substâncias cancerígenas antes que elas alterem o código genético, e auxiliam o sistema nervoso, favorecendo a circulação e protegendo o coração.
Branco: Fortalecimento
Ricos em potássio e cálcio, são nutrientes significativos para a manutenção dos dentes e ossos. Favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são importantes para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
Marrom: Regulador
São ricos em fibras, o que ajuda no bom funcionamento do intestino com vitaminas do complexo B e carboidratos completos. Possui efeitos antioxidantes e combatem a ansiedade e a depressão.