Insumos 11-99634-3628 | Projetos 11-96393-2238 | Exportações 55-11-99634-3607

Cogumelos rendem até R$ 4 mil por semana a produtores do RS

Renda é estimada para produção em espaço de 200 metros quadrados.
Cultivo exige cuidados, como forno de alta pressão para esterilização.

Produção de cogumelos tem se mostrado uma ótima opção de negócio (Foto: Reprodução/RBS TV)
Produção de cogumelos tem se mostrado uma opção
lucrativa de negócio (Foto: Reprodução/RBS TV)

Ainda pouco explorada no Brasil, a produção de cogumelos comestíveis tem se mostrado um  negócio lucrativo, segundo especialistas. Em um galpão com aproximadamente 200 metros quadrados, é possível produzir até 300 kg de cogumelos frescos semanalmente. De acordo com produtores, o volume pode representar renda de até R$ 4 mil por semana. Entretanto, o cultivo exige cuidados.

O produtor Minoru Iwakiri explica que a demanda é muito maior do que a oferta do produto no mercado.Entretanto, ele conta que a produção não é fácil. Os cogumelos são cultivados em saquinhos com serragem, farelo de trigo e calcário. Os itens vão para uma autoclave, uma espécie de forno com alta pressão para ser esterilizado. Caso isto não seja feito, outros fungos se proliferam e não deixam o cogumelo se desenvolver. Apenas depois disso é feito o plantio. Após um mês nas estantes, a espécie shimeji já está pronta para a primeira colheita. No caso da shitake, demora três meses.

Segundo o produtor, tanto trabalho vale a pena. “Tem muito mais demanda do que eu posso produzir. Vários fatores prejudicam na produção, mas comercializar é o mais fácil”, relata Iwakiri, como mostra a reportagem do Campo e Lavoura, da RBS TV (confira no vídeo ao lado).

Já o produtor Marcelo Simões cultiva a variedade conhecida como cogumelo do sol, mais utilizado pelas propriedades medicinais. Ele reforça que o investimento dá resultados, mas alerta: é preciso capacitação. Para isto, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) oferece orientação para quem quer entrar no negócio.

“A pessoa precisa primeiro saber onde está pisando, se qualificar, fazer cursos de cultivo de cogumelo para conhecer bem a atividade e não aplicar seu dinheiro sem o conhecimento correto”, defende Simões.

A pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Arailde Urbem concorda. “Você vai ter uma noção geral e, se precisar de uma ajuda a posteriori, no caso da Embrapa, que oferece cursos anuais, pode pedir a ajuda de um técnico que possa dar orientação sobre o seu cultivo”, informa.

De acordo com Arailde, o baixo consumo no Brasil, de cerca de 130g por habitante ao ano, tende a aumentar. As qualidades nutricionais e medicinais dos fungos, ainda pouco conhecidas, podem estimular o crescimento deste mercado, tornando a produção de cogumelos ainda mais rentável.

“A carne bovina, em geral, tem 14% de proteína. Já o champignon tem de 34% a 36% em 100g de cogumelo desidratado. O cogumelo também é rico em vitaminas, fibras altamente valiosas que evitam o câncer do colo do reto, ou seja, é um alimento completo que auxilia tanto no seu organismo em termos nutricionais, mas também em termos medicinais em virtude destas propriedades farmacológicas”, explica a pesquisadora.

 

Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/2013/06/cogumelos-rendem-ate-r-4-mil-por-semana-produtores-do-rs.html

INFORMAÇÕES PARA CONTATO

A Tropical Estufas está localizada na cidade de Bragança Paulista/SP a 100km dos aeroportos de Cumbica/GUA e Viracopos/CPQ e à mesma distância da capital paulista.

Endereço: Av. Radames Lo Sardo, 542 – São Lourenço, Bragança Paulista – SP, 12908-829

Telefone: (11) 4035-7344WhatsApp: (11) 99634-3628 | Email: [email protected]

WhatsApp Chat
Enviar WhatsApp
Não há produtos