Saiba o que fazer com as suas Orquídeas depois que elas perdem as flores.É comum dar orquídeas como presentes por serem flores bonitas e vistosas. São também muito utilizadas na decoração de ambientes internos como escritórios e consultórios. Mas o que fazer quando as flores caem? Muitas pessoas jogam as plantas fora por achar que elas morreram, ou mesmo porque a planta sem as flores não é muito atrativa. Porém, com o cultivo de orquídeas as plantas darão flores novamente, e dependendo da espécie podem florir ainda no mesmo ano e você ainda poderá desfrutar de sua beleza.
Para quem não tem muito espaço:
Você pode encontrar um local na sua casa ou apartamento e organizar as plantas. O ideal é que sejam transplantadas para vasos maiores para que elas tenham mais espaço para as raízes crescerem. Pode ser em cima de um aparador, uma estante ou mesmo penduradas no teto. Jardins verticais com orquídeas também são ótimas escolhas.
Para quem tem um espaço coberto e/ou fechado:
Se você possui um cômodo sem uso ou uma lavanderia, ou um espaço desocupado é possível transforma-lo em uma mini estufa. Para isso será necessário ter disponível prateleiras para apoiar os vasos e ganchos nas paredes e no teto para pendura-los. Neste caso é muito importante que o local seja bem arejado e que tenha entrada de luz natural. A atenção precisará ser um pouco maior para ter certeza que as plantas estão se desenvolvendo bem, mas isso se tornará um lazer e um relaxamento.
Para quem tem quintal e/ou espaço aberto:
As possibilidades são inúmeras, desde estufas até mesmo o cultivo das orquídeas nos troncos das árvores, formando uma bela decoração. Neste caso o ideal é tirar as plantas dos vasos e prendê-las nos troncos com fibras até que a planta tenha se fixado sozinha na árvore. Este trabalho pode ser feito somente com as orquídeas como em composição com outras plantas.
Vale lembrar que, dentro ou fora de casa as orquídeas são plantas de floresta. Estão muito adaptadas a um ambiente úmido, porém bastante ventilado. A iluminação é difusa por conta da copa das árvores e os raios do sol não batem direto nas flores. Em sua maioria são plantas epífitas, ou seja, utilizam troncos de árvores e arbustos para se fixarem e se alimentam através das chuvas e dos resíduos de nutrientes das plantas maiores, portanto devemos tentar ao máximo replicar estas condições para que o planta fique sempre bonita e saudável e possa dar flores durante muitos anos.