Dicas para ter uma roseira sempre florida

Dicas para ter uma roseira sempre florida

Aprenda a cuidar de uma roseira utilizando apenas soluções naturais.

A rosa é uma flor que pode ser cultivada em qualquer estação do ano. Amante do sol, a roseira floresce mais em ambientes ensolarados. Não é uma planta difícil de cultivar, ela se desenvolve bem tanto em vasos como direto no solo.

E para que o seu cultivo tenha sucesso, aprenda algumas dicas caseiras que ajudarão a sua roseira florescer com saúde!

Plantando em batatas

Se você pretende iniciar o plantio de uma roseira, a batata pode ser uma grande aliada! A reprodução de uma roseira costuma ser feita por estaquia, retirando-se um galho de 20 cm a 30 cm, bem formado, sem flores e com três pares de folhas.

Corte a ponta na diagonal e espete na batata. Se for preciso, faça um furo antes no tubérculo, para que o galho fique bem firme. Plante em um vaso ou direto no chão.

Esta técnica ajuda a manter a estaca úmida, enquanto as raízes ainda estiverem em desenvolvimento.

Casca de banana para florir

Para que a floração dê certo a roseira precisa de uma boa dose de fósforo. A casca de banana pode ser muito útil nesta hora, uma vez que o resíduo é rico em fósforo. Você pode enterrar cascas de bananas picadas próximo à roseira, sem encostar no caule. Cave cerca de 10 centímetros de profundidade e enterre. Outra maneira é bater as cascas no liquidificador com um pouco de água. Deixe a solução descansar por 15 minutos e aplique diretamente no solo, sob os pés da roseira.

Boa nutrição com alfafa

A alfafa é uma leguminosa rica em nutrientes e pode fazer bem tanto para os animais e humanos, como para as roseiras. Ela é capaz de fornecer nitrogênio, cálcio, ferro, fósforo e outros nutrientes essenciais para a planta, incluindo um ácido graxo que ajuda no crescimento. Para facilitar o uso, é possível comprar alfafa peletizada (a mesma utilizada na alimentação de cavalos ou coelhos). Espalhe de 120 ml a 360 ml desta alfafa no perímetro externo da roseira e revolva-a juntamente com a terra, utilizando um rastelo.

Outra opção é fazer uma infusão com a alfafa: neste caso, coloque cerca de 2kg da alfafa peletizada em um balde e acrescente água até cobrir. Deixe a mistura descansar de três a cinco dias, mexendo uma vez ao dia. Passado este período coe e use o líquido para regar as roseiras a cada quatro semanas, enquanto elas estiverem na fase de crescimento.

Café também faz bem!

As rosas adoram “alimentos” ácidos. Por isso, o café é também um ótimo adubo para elas. Ao misturar o pó de café com a terra, você fornece nitrogênio para as plantas, ajudando-as a desenvolver raízes fortes. Polvilhe o pó de café usado ao redor da base da roseira, misturando um pouco com a terra. Não exagere na quantidade, pois excesso de ácido não é bom para a planta. É possível ainda banhar os pés utilizando uma mistura feita com seis xícaras de café (em pó) diluídas em cinco litros de água. Deixe a solução descansar de dois a três dias e depois regue o solo ao redor da planta.

Fonte: http://www.hortamania.com