é possível aumentar a produtividade agrícola?

é possível aumentar a produtividade agrícola?

O tempo da agricultura tradicional passou. Nos dias atuais, temos a nosso favor a tecnologia, que favorece a obtenção de resultados muito mais satisfatórios que os de outrora.

É possível alavancar a produção agrícola? Com novos meios de cultivo, como a plasticultura, a agricultura de precisão, o cuidado ideal com a silagem, temos certeza de que a produção será muito mais próspera.

Neste post, comentaremos as novidades tecnológicas dentro do agronegócio, avaliando sua capacidade de modificar a forma como é feita a agricultura moderna. Não quer perder as novidades, certo? Então, não perca nenhuma inovação.

O que é Plasticultura e quais os principais benefícios?

Podemos entender por plasticultura tudo o que envolve o uso do plástico no meio agrícola. Pode abranger: o filme para estufa, para o silo, as lonas de proteção, sistemas de irrigação, vasos, bandejas para mudas, tubetes, até mesmo os saquinhos de supermercado, entre outros.

Pela sua versatilidade, o plástico ganha destaque por ser capaz de proporcionar inúmeras utilidades na agricultura. É o principal personagem na proteção de tudo que é cultivado no meio rural. Além disso, cria fatores suficientes para o empreendedor adotar essa forma de plantio, atentando para seus principais benefícios, que são:

  • o aumento considerável da produtividade;
  • a redução dos custos de produção;
  • a proteção dos meios de produção e do produto do campo.

A técnica tem mostrado resultados muito satisfatórios em diferentes partes do país, porque aumenta a capacidade do plantio. Justamente pelo fato de o ambiente criado ser resistente a inúmeros fatores naturais como o vento, o granizo, a chuva e o sol forte das áreas mais secas, também se mostrou eficiente na proteção de enorme quantidade de pragas.

Pensando de forma coerente, a angústia de qualquer empreendedor na agricultura é de perder toda a sua plantação — ou boa parte dela — por causa de qualquer fator natural externo que ele não seja capaz de controlar.

A plasticultura também se mostra muito eficiente em sua capacidade de diminuir significativamente os gastos do produtor rural com energia elétrica e água. É utilizada em plantações usando técnicas de gotejamento para a distribuição uniforme da água, evitando desperdícios e diminuindo os custos em torno de 50%.

Seguindo essa linha de raciocínio, o cuidado com o produto que está sendo cultivado, por meio da plasticultura, é o que diminui a força do fator externo, como chuvas e secas, por exemplo. Sem o auxílio do plástico no campo, mesmo com a ajuda do maquinário rural e da meteorologia, que também é muito importante, estamos ainda à mercê dos caprichos da natureza e das alterações climáticas causadas pelo homem.

Conhece a agricultura de precisão e sabe como ela ajuda o produtor agrícola?

Trata-se da conexão entre máquinas controladas por uma pessoa por meio de um sistema de gerenciamento robotizado avançado, usando dados monitorados pela geoestatística para executar operações agrícolas de forma eficiente.

Entre as ferramentas utilizadas estão: o GNSS (Global Navigation Satelite System) do SIG (Sistema de Informações Geográficas), o uso de instrumentos e de sensores para medir ou detectar parâmetros ou alvos de interesse no agroecossistema (planta, solo, inseto e doenças).

Sendo assim, os principais benefícios para quem vier a utilizar esse valioso e sofisticado sistema de precisão dentro da produção agrícola serão:

  • a revolução gerencial do processo pela robótica avançada;
  • o mapeamento da produção em tempo real da colheita;
  • o aumento do valor agregado do produto.

Qual a importância de mapear e otimizar os processos na produção agrícola?

Entender a necessidade da criação de fluxogramas para o planejamento das atividades passo a passo, documentadas em softwares de gestão, é extremamente importante. Entretanto, não basta que apenas o gestor compreenda tudo isso. Todos os funcionários envolvidos no processo precisam assimilar como executar o fluxograma, desde o planejamento do plantio até a destinação da colheita.

Com o processo de mapeamento, conseguimos identificar as falhas na produção agrícola, realizando ajustes quando for preciso. Podemos, também, distinguir os gargalos, designando os responsáveis pelas etapas, atividade, processo, prezando os recursos relevantes, mão de obra, matérias-primas e avaliar com melhor precisão o tempo de produção.

Como tornar a alimentação do gado mais eficiente?

É preciso entender que vários fatores são importantes nesse processo. Podemos entender por eficiência na alimentação a relação entre a quantidade de leite que a vaca produz pela unidade de alimento consumido.

Acompanhar de perto como está a eficácia do rebanho também está diretamente ligado à qualidade da silagem que é fornecida ao rebanho e armazenada em silos.

Onde o silo deve estar localizado?

O ideal sempre será que o silo fique perto da área onde a ração do gado é preparada e armazenada, caso o produtor opte por misturá-las. Isso fará com que o tempo da retirada, pesagem e mistura seja incrivelmente menor, trazendo sua otimização nesse processo.

Qual a relação do solo com a produtividade?

Há uma conexão direta entre o sucesso empresarial na produção agrícola com a qualidade do solo que ele provê em suas fazendas. Estudos recentes indicam adubação de boa qualidade aliada às bactérias específicas que causam o crescimento acelerado do que está plantado no solo. Por conta disso, nota-se o aumento relativamente alto da eficácia no uso de adubos, fazendo com que a absorção dos nutrientes pelas plantas seja mais bem absorvido.

Segundo Jerri Zilli, pesquisador da Embrapa Agrobiologia, “além do status nutricional e crescimento acelerado, notamos que esses fungos também fazem com que a planta fique mais robusta, produzindo mais grãos e frutos”.

Vivemos uma época em que o tempo e a informação valem muito, época de revolução tecnológica. O produtor rural brasileiro é um empreendedor, e não deixará a produção agrícola parada no tempo. Ele está aprendendo que a junção constante de tecnologias que agreguem ao seu negócio não é questão de capricho, é uma questão de sobrevivência.

Em um cenário em que detalhes contam cada vez mais para o sucesso, a empresa rural sabe que somente se atualizando com o que tem de melhor no mercado terá sucesso, trabalhando para manter baixos custos e alta rentabilidade.

O que achou deste texto sobre produção agrícola? Aproveite para assinar a nossa newsletter. Dessa forma, você receberá as nossas atualizações na sua caixa de entrada!