Os sistemas integrados de produção agropecuária são o tema de um seminário promovido pela Embrapa e Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia que acontece no dia 8 de novembro em Concórdia. O Seminário Catarinense sobre Sistemas Integrados de Produção (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) vai reunir pesquisadores de cinco unidades da Embrapa (Trigo, Pecuária Sul, Clima Temperado, Floresta e SuÃnos e Aves), além de professores e pesquisadores da Unesp/Botucatu, UTFPR e Udesc para a discussão das principais atualidades sob sistemas de produção integrada.
A ILPF foi incluÃda entre as tecnologias que compõem os compromissos voluntários assumidos pelo Brasil na COP-15, que resultaram na criação do Plano Setorial para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, o que se convencionou chamar de Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O sistema tem sido adotado em todo o Brasil, com maior representatividade nas regiões Centro-Oeste e Sul. Com grande potencial de sequestro de carbono pelos elevados acúmulos de biomassa forrageira e florestal e acúmulo de matéria orgânica no solo, a ILPF ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. A meta é ampliar, até 2020, o uso do sistema em 4 milhões de hectares, evitando que entre 18 e 22 milhões de toneladas de CO2 equivalente sejam liberadas. A Embrapa mantém um site específico sobre a ILPF, no endereço www.embrapa.br/tema-integracao-lavoura-pecuaria-floresta-ilpf
O seminário acontece no auditório central do IFC em Concórdia. As inscrições são grátis e podem ser feitas no site www.embrapa.br/suinos-e-aves/seminario-ilpf. Outras informações pelo telefone 49 3441-0400 ou pelo e-mail cnpsa.eventos@embrapa.br.
Programação
Manhã
- 8h às 8h30: Abertura do evento
- 8h30 às 9h10: Sistema de integração lavoura-pecuária: eficiência no uso da terra em regiões com inverno seco – Carlos Crusciol (Unesp/Botucatu)
- 9h10 às 9h50: Potencial de uso de cereais de inverno em sistemas integrados de produção agropecuária – Renato Serena (Embrapa Trigo)
- 9h50 às 10h10: Intervalo
- 10h10 às 10h50: Manejo de pastagens em sistemas de integração lavoura-pecuária no oeste catarinense – André Soares (UTFPR)
- 10h50 às 11h30: Manejo do solo em sistemas integrados de produção – Álvaro Mafra (Udesc)
- 11h30 às 12h: Debate / Moderador: Henrique dos Santos (Embrapa Trigo)
- 12h às 13h30: Almoço
Tarde
- 13h30 às 14h10: Resultados de pesquisa em sistemas de Produção Integrados para a região oeste catarinense – Paulo Hentz (Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia)
- 14h10 às 14h50: Uso estratégico de sistemas silvipastoris aplicado a estabelecimentos rurais – Alexandre Varela (Embrapa Pecuária Sul)
- 14h50 às 15h10: Intervalo
- 15h10 às 15h50: Oportunidades para sistemas integrados de produção agropecuário em terras baixas – Jamir Silva (Embrapa Clima Temperado)
- 15h50 às 16h30: Planejamento e gestão do componente arbóreo em sistemas de ILPF – Vanderley da Silva (Embrapa Floresta)
- 16h30 às 17h: Debate / Moderador: Juliano Corrêa (Embrapa SuÃnos e Aves)
- 17h: Encerramento
Link da notícia