Emirados Árabes terá a primeira fazenda de tomates cultivados no deserto

Emirados Árabes terá a primeira fazenda de tomates cultivados no deserto

Tecnologia utilizada na plantação permitirá um cultivo livre de pragas e orgânico

A maior plantação de tomates em ambiente artificial do mundo, será inaugurada ainda este ano em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Construída em uma área de cinco mil metros quadrados, espera-se que a fazenda produza mais de uma tonelada de tomates por dia. Isso será possível porque o local contará com uma alta tecnologia para o cultivo, com luzes de LED e maior eficiência em água – usando 30% menos água para cada quilo de tomate produzido, em comparação às estufas tradicionais. Com isso, a produção não necessitará de agrotóxicos, uma vez que a plantação será feita em ambiente fechado e totalmente controlado.

Atualmente, dos tomates consumidos nos Emirados Árabes Unidos, 89% são importados. Por causa do clima, não há produção doméstica do fruto entre os meses de julho a outubro, quando o calor é muito intenso. Por isso, neste período, o tomate consumido na região vem da Europa. Com a instalação da fazenda artificial, a população terá a possibilidade de desfrutar de produtos frescos cultivados localmente o ano todo.

Além de tomates, a fazenda também terá um espaço para o cultivo de microgreens, que são versões mini de vegetais e verduras, muito utilizados na alta gastronomia.

Tecnologia holandesa para o cultivo

A fazenda de tomates foi toda projetada pela empresa holandesa Certhon, que desenvolveu a técnica de cultivo sem a necessidade de utilizar luz natural. Em 2018 a empresa realizou um experimento com cinco variedades diferentes de tomates. De acordo com a empresa, em 22 dias todas as espécies plantadas apresentaram um rendimento aproximadamente 50% maior, em comparação com uma estufa não iluminada.

Os pesquisadores observaram ainda que esta tecnologia permitiu um clima mais estável, com uma luminosidade que favorece a produção. Durante todo o cultivo, nenhuma praga foi identificada, sendo assim, não foi necessário o uso de nenhum produto químico para este controle. Isso mostra que é possível um cultivo mais limpo, livre de agrotóxicos, insetos ou pragas.

Fonte: http://www.hortamania.com