Estufas ajudam produtores de flores aumentar a produtividade

Estufas ajudam produtores de flores aumentar a produtividade

O cultivo protegido, que se utiliza de estufas para criar ambientes mais favoráveis para o plantio de diferentes cultivos, pode ser muito bem aplicado no ramo de floricultura. As estruturas das estufas podem ser adaptadas às necessidades de cada tipo de flor, protegendo-as dos eventos e intempéries da natureza. Dessa forma, são geradas flores mais saudáveis e bonitas, com maior rentabilidade para o produtor.

Segundo Guga Rios, gerente comercial da Tropical Estufas, uma das maiores vantagens de se plantar flores em cultivo protegido é garantir que as condições climáticas e ambientais da região não prejudiquem o cultivo. Por exemplo, é possível plantar variedades que necessitem de umidade em regiões secas, além de evitar pragas e doenças. “Assim há uma maior produtividade, pois as estufas diminuem significativamente as perdas da produção”, explica.

O cultivo protegido facilita, por exemplo, o florescimento das plantas em épocas específicas, permitindo produtividade ao longo de todo o ano, ou ainda em períodos adequados para as vendas em épocas de maior demanda. As estufas ainda aceleram os processos fisiológicos dos vegetais, uma vez que as plantas estarão menos suscetíveis a empecilhos naturais que prejudicam seu florescimento.

Para que as estufas funcionem adequadamente, Guga informa que é necessário conhecer bem as necessidades de cada planta. “O produtor precisa saber as medidas exatas de luminosidade, temperatura, fotoperíodo, entre outros. Pode ser necessária a instalação de sistemas de refrigeração (Pad Fan), aquecedores ou cortinas nas laterais”, diz. O profissional explica que os crisântemos, por exemplo, necessitam de menor fotoperíodo. “Em estufas é possível fazer um sistema de sombreamento que escurece todo o ambiente”.

Ainda é preciso saber em que época do ano há demanda para cada tipo de flor (como rosas no Dia das Mães) e o local onde será feita a venda (CEASA, CEAFLOR, Cooperativas). Segundo Guga, as flores mais cultivadas em estufas são orquídeas, rosas, crisântemos, antúrios, gérberas, gipsofilas, lírios, lisianthus e alstroeméria. “Verificamos que em alguns casos só foram possíveis produzir alguns tipos de plantas a partir do cultivo em ambiente protegido”, conclui. Para saber mais, acesse https://tropicalestufas.com.br

*Com Informações Belma Ferreira