Faça da sua horta um recurso terapêutico

Faça da sua horta um recurso terapêutico

Cuidar de uma horta pode significar muito mais do que simplesmente cultivar o próprio alimento.O contato com a terra pode ser um antidepressivo natural

Os praticantes da jardinagem costumam dizer que “cuidar da terra é uma terapia”. E isso é uma verdade! A jardinagem melhora a saúde física e os seus benefícios terapêuticos são muitos. Relaxamento, alívio do estresse e bem-estar são alguns dos ganhos que o trabalho com a terra pode proporcionar.

Fazer da horta um recurso terapêutico é algo reconhecido há muito tempo. Em 1798 o médico norte-americano (e um dos signatários da Declaração da Independência dos Estados Unidos), Benjamin Rush, escreveu que o contato com a terra é fator significativo na recuperação de pacientes com doença mental.

Do ponto de vista científico, o conceito de usar a natureza para melhorar a saúde e o bem-estar humano começou a ganhar credibilidade a partir da década de 1970. Tanto que hoje em dia a horticultura é utilizada em hospitais e centros de reabilitação, programas de extensão e recuperação de jovens, casas de repouso e de assistência a idosos, prisões, clínicas de saúde mental, escolas e jardins botânicos, entre muitos outros.

Benefícios da horticultura

Diversas pesquisas comprovaram os benefícios desta terapia em muitas áreas da vida. Dentre eles, é possível destacar o estímulo da memória, a melhoria das habilidades de comunicação, a elevação dos sentimentos de auto-estima e confiança, o desenvolvimento ou melhoria das habilidades motoras finas e grossas, as reduções da pressão sanguínea, da frequência cardíaca, do nível de cortisol e o alívio do estresse.

Quando as pessoas entram para o mundo da jardinagem, automaticamente elas percebem esses benefícios, mas os sintomas mais notáveis são as reduções do estresse, da tensão e da ansiedade. Um estudo publicado no Journal of Health Psychology, em janeiro de 2011, comparou os níveis de cortisol de dois grupos de pessoas. Após realizar uma tarefa psicologicamente estressante, um grupo foi mexer com a terra enquanto que o outro foi ler.

Os dois grupos apresentaram níveis mais baixos de cortisol após essas atividades, porém, o grupo de jardinagem demonstrou níveis significativamente menores, resultando num maior alívio físico do estresse agudo além da melhora do humor. E se essas atividades forem feitas em grupo, os benefícios são ainda maiores.

Cultivar a terra em comunidade tem grande efeito terapêutico, principalmente para pessoas que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático ou simplesmente para quem enfrenta o estresse típico das grandes cidades. De qualquer maneira, seja em grupo ou sozinho, o que vale é colocar a mão na terra: uma atividade que ajuda a trazer paz e cura em muitos aspectos.

Fonte: http://www.hortamania.com